Evento central na Semana Nacional de Educação Cristã tem como preocupação o trabalho com os adolescentes
A “Catequese dos Adolescentes” é o tema escolhido para as Jornadas Nacionais de Catequistas, que decorrem em Fátima de 8 a 10 de Outubro, um dos pontos centrais da Semana Nacional de Educação Cristã.
Cristina Sá Carvalho, do Departamento responsável por esta área no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), destaca que o tema escolhido se refere a um “processo crítico que ocorre numa realidade confusa e tantas vezes despida de sentido”, no qual se “constitui o processo essencial de forjar e construir uma identidade madura e bem estruturada”.
“Há, pois, que educar os adolescentes para um verdadeiro desejo de conhecer a verdade, trabalhar pela justiça e distinguir a beleza que evidencia, na complexa confusão do mundo em rede, uma fé experimentada, inteligente e operativa”, assinala, em texto escrito para a Agência ECCLESIA.
As Jornadas marcam o final da Semana Nacional de Educação Cristã que, segundo o diácono Acácio Lopes, director do SNEC, é “um despertador para um novo arranque, uma motivação suplementar para uma acção renovada”.
“Tem também um valor simbólico porque pretende aglutinar os nossos propósitos e dar sentido aos nossos projectos educativos”, acrescenta, na sua mensagem para esta ocasião.
Em 2010, o tema escolhido para a iniciativa foi «Tornai as vossas vidas lugares de beleza», uma exortação de Bento XVI, aquando da sua visita a Portugal, em Maio deste ano.
Para a Comissão Episcopal da Educação Cristã, o tema é um convite a manter “desperta na nossa vida pessoal, nas famílias, nas escolas, nas comunidades cristãs e nos movimentos apostólicos a busca da verdade e a procura de Deus”.
“A Igreja deve estar em permanente diálogo com o mundo em que vive e que aí, na realidade concreta de todos os dias, se faz palavra e se torna mensagem e presença de Jesus, o Filho de Deus”, escrevem os membros da Comissão, destacando a missão dos “catequistas e agentes de pastoral que nas comunidades cristãs dão voz e vida a esta mensagem evangelizadora”.