Catequistas na construção da Igreja

Fátima, Santarém, 05 out 2013 (Ecclesia) – D. António Francisco Santos recordou, esta sexta-feira, em Fátima, que os catequistas têm dado um “contributo fundamental na construção da Igreja em Portugal”.

Na abertura das jornadas nacionais de catequistas que decorrem em Fátima até este domingo, o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) lembrou que as prioridades da catequese em Portugal passam pelo “continuar o esforço feito pelo Despertar da Fé; continuar e avançar no caminho da Catequese Familiar, parental e intergeracional”.

O esforço para formar, “cada vez melhor o catequista” é um dos objetivos da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, disse o prelado.

Ao recordar o Congresso Internacional de Catequese, que se realizou, recentemente, em Roma, o presidente da CEECDF afirmou que aquele momento “ajudou a perceber a importância e a beleza da missão de educar na fé”.

Num processo de Nova Evangelização “é importante que a catequese não permaneça com as mesmas características” do passado, visto que o mundo atual necessita mais “de testemunhas do que de mestres” como dizia o Papa Paulo VI.

A diretora do departamento de catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Cristina Sá Carvalho, destacou a “oportunidade de em Roma” se ter tido a oportunidade “de perceber o que se vai fazendo no mundo nesta área da catequese”.

«As Catequeses da Fé: como a catequese conduz à conversão», «Despertar religioso» e «Catequese Familiar» serão os temas de algumas dinâmicas a debater nas jornadas, refere o programa das jornadas.

Educris/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top