Catequistas debatem fundamentos da fé

Encontro reúne em Lamego dezenas de representantes dos secretariados diocesanos ligados à educação cristã

Lamego, 28 mar 2012 (Ecclesia) – A importância do amor e do Evangelho para o fortalecimento da relação com Deus são pontos essenciais no programa do 51º Encontro Nacional de Catequese, que decorre até sexta-feira na diocese de Lamego.

Depois do arranque dos trabalhos, esta terça-feira, ter sido dominado por uma reunião geral dos responsáveis diocesanos, orientada pelo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Francisco dos Santos, hoje foi a vez dos catequistas “refletirem e aprofundarem” o tema principal do evento, “a tua Fé te salvou”.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) adianta que os trabalhos contaram com a participação do bispo de Lamego, D. António Couto, do diretor do SNEC, diácono Acácio Lopes e do padre jesuíta Domingos Terra.

O prelado lamecense trouxe aos participantes a reflexão “A palavra e o fundamento da fé”, enquanto que o responsável pela coordenação da Educação Cristã, a nível nacional, introduziu “a fé em Jesus Cristo” como “condição de plenitude do ser Humano”.  

A mesa de debate ficou completa com a temática “Só o amor é digno de Fé”, apresentada pelo representante da Companhia de Jesus.

O padre Domingos Terra baseou a sua intervenção na obra homónima do cardeal suíço Hans Urs von Balthasar (1905-1988), considerado como um dos mais importantes teólogos do século XX.

“Se há coisa que é digna de fé é o amor desmedido de Deus, que é tido por loucura e escândalo no mundo, que chega ao ponto da dádiva na cruz”, sublinhou o representante da Companhia de Jesus, que depois classificou a fé como uma “aliança entre duas realidades”, a humana e a transcendente.

No entanto, este “encontro” não se estabelece de forma “automática” nem responde a qualquer “lei da natureza”, implica sobretudo “disponibilidade” para “viver a fé”.

“A fé cristã é um dom que não se funda em cada ser humano mas corresponde à abertura de cada um ao infinito”, explicou o padre Domingos Terra.

O 51º Encontro Nacional de Catequese conta com a presença de dezenas de representantes dos secretariados diocesanos de catequese, vindos de todo o país, e é organizado pelo departamento de catequese do SNEC.

Esta quinta-feira à tarde, aquele organismo vai começar a disponibilizar vídeos das conferências, através do link www.educris.com/v2/tv.

Quem quiser poderá ainda acompanhar o evento através da página do SNEC no facebook.

Os próximos dois dias vão ser preenchidos com trabalhos de grupo relacionados com “formação de catequistas” e também com diversos momentos de oração, no Seminário de Lamego.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top