Publicação está a cargo do Secretariado Nacional de Educação Cristã
Lisboa, 04 fev 2014 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) lançou o número 27 da revista quadrimestral Pastoral Catequética, dedicada ao tema da “Beleza da Fé”.
A revista de catequese e educação apresenta um conjunto de textos “que reproduzem outras tantas conferências pronunciadas em contextos diferentes” mas que remetem todos “para o sentido da beleza encarnada que subjaz à vivência, à celebração e ao testemunho da fé cristã e que deve caraterizar todas as dimensões educativas dessa mesma fé, nas famílias cristãs, na catequese e nas escolas católicas”, pode ler-se no editorial.
“Celebrar a beleza de Deus” é o primeiro texto, a cargo do padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, que tenta responder à questão: “porque é bela a liturgia?”.
“A resposta do autor é clara: porque o ato de celebrar, ainda que realmente humano, não celebra a ação do homem mas a ação de Deus”, escreve o diácono Acácio Lopes, diretor do SNEC, no editorial da revista.
No segundo texto, intitulado “Professar, celebrar e viver a fé – liturgia e ética: da celebração da fé à vida moral do crente” o padre Vítor Coutinho aborda os fundamentos da moral cristã afirmando que “a fé cristã, bem como a forma que esta se professa e celebra, marca indelevelmente a vida moral do cristão e, necessariamente, toda a sua reflexão ética e os critérios de discernimento da bondade e da maldade das ações humanas”.
“A Igreja em defesa da escola” do cardeal Angelo Bagnasco e “As perspetivas da Educação Cristã na Europa” de Etienne Verack são dois dos textos disponíveis na revista Pastoral Catequética sendo que o primeiro aborda “a defesa da liberdade de opção educativa na escolha da escola por parte das famílias” e o segundo “apresenta uma panorâmica da situação da escola católica na Europa”.
A questão da formação e missão dos educadores cristãos nos dias de hoje são abordados nos textos “Que formação cristã para o corpo docente? Que competências a ter em vista?” de André Fossion e “A missão dos educadores cristãos: caminhar como árvores” de Etienne Verack.
O diácono Acácio Lopes, diretor do SNEC termina o editorial da revista Pastoral Catequética deixando o desejo de que a leitura da revista “ajude os nossos leitores a um maior envolvimento na beleza da fé cristã e a vivam, celebrem e testemunhem na sua autenticidade e verdade”.
MD