Angra do Heroísmo, Açores, 19 fev 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que o itinerário da Quaresma para a catequese diocesana, com o tema ‘Rebentos de Esperança’, quer “refletir sobre as alianças que Deus estabeleceu com o Seu povo ao longo da história da Salvação”.
“Esta campanha desafia-nos a explorar e refletir sobre as figuras enviadas por Deus ao longo da história da Salvação, desde os profetas até aos santos, passando pelos apóstolos e as parábolas bíblicas”, explica Secretariado da pastoral da Evangelização, Catequese e Missão nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, divulga o sítio online ‘Igreja Açores’.
O itinerário espiritual para o tempo litúrgico da Quaresma 2025, proposto para a catequese diocesana de Angra, – da Quaresma à Páscoa e até ao Pentecostes, em cada domingo vão refletir sobre “uma dessas figuras que são ‘rebentos’ de Deus para a humanidade”.
O principal objetivo da campanha quaresmal para a catequese da Diocese de Angra “é refletir sobre as alianças que Deus estabeleceu com o Seu povo ao longo da história da Salvação”, e, através dessa reflexão, são “levados a reconhecer e a valorizar a continuidade da ação divina desde os tempos bíblicos até aos dias de hoje”.
Com o tema ‘Rebentos de Esperança’, os materiais para a campanha da Quaresma 2025 são inspirados no profeta Isaías (11, 1-5) – ‘Um rebento sairá́ do tronco de Jessé e das suas raízes sairá́ um renovo que dará́ fruto’ – a imagem proposta é uma árvore “que ao longo da Quaresma se enche de folhas e, na Páscoa, brota uma flor”.
“Esta metáfora simboliza o renascimento e a esperança de que se renovam em nós ao longo deste período. A árvore representa a nossa própria jornada espiritual, que se enriquece e floresce com a presença de Deus”, explica o Secretariado da pastoral da Evangelização, Catequese e Missão nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.
Os domingos dos tempos litúrgicos da Quaresma e da Páscoa, até ao Pentecostes, vão ser dedicados a uma figura ou a um tema específico, com “pequenos desafios” que vão ajudar a viver esses tempos, como profetas, apóstolos, figuras bíblicas, parábolas e santos: Adão e Eva; Abraão; Moisés; Tomé; Paulo e Barnabé; Santa Teresinha do Menino Jesus; São Francisco de Assis, o beato Carlo Acutis; o filho pródigo; a mulher adultera; na Semana Santa a figura do bom ladrão.
A catequese da Diocese de Angra vai terminar o itinerário espiritual que vai começar na Quaresma no Pentecostes, com o nome de cada elemento da catequese na árvore, “simbolizando que cada cristão é um novo rebento que Deus continua a enviar”.
A Igreja Católica vai celebrar o tempo litúrgico da Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, este ano dia 5 de março; um período de 40 dias (a contagem exclui os domingos) marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (em 2025, no dia 20 de abril); o Pentecostes é no dia 8 de junho.
O itinerário espiritual da Quaresma 2025 para a Catequese da Diocese de Angra está publicado no sítio online do Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missões da Diocese de Angra.
CB