Catequese: Porto integra famílias no processo catequético

Estão a decorrer as jornadas de verão dos catequistas

Porto, 16 jul 2011 (Ecclesia) – Na diocese do Porto está a decorrer, até este domingo, as jornadas de verão dos Catequistas que conta com cerca de 270 “apaixonados pela educação da fé”.

A diretora do secretariado diocesano da catequese, Isabel Oliveira, disse à Agência ECCLESIA que estes “voluntários” dedicaram parte do seu tempo (um fim de semana) “para serem educadores da fé”.

Esta iniciativa tem o intuito de oferecer espaços de formação permanente aos catequistas, de criar um dinamismo de reflexão diocesana em torno da catequese, de responder aos desafios da realidade e às solicitações das comunidades.

“Iniciar à vida na fé: como fazer em catequese”; “Novo catecismo do 4º ano – a Palavra na Catequese”; “Deus e a Pedagogia de Deus no Antigo Testamento”, “Viver e educar na/para a oração”; “Educar para a liberdade: os adolescentes e a sexualidade”, “Lidar com comportamentos difíceis na catequese na infância: Como intervir? Como prevenir?” são alguns temas abordados.

Outrora, qualquer pessoa “podia ser catequista” porque “não se chamava catequese, mas doutrina, onde se ensinava os conteúdos da fé” – refere

Como na vida atual, a “questão educativa é uma problemática transversal a toda a sociedade”, o secretariado está “a integrar as famílias no processo catequético” – concluiu.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top