Iniciativa das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco e Santarém
Fátima, 17 fev 2024 (Ecclesia) – Os secretariados da Catequese das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco e Santarém promoveram hoje uma peregrinação de adolescentes a Fátima, com 5100 participantes.
A iniciativa teve como tema ‘Surfistas do Amor – Fátima, na onda do amor e da paz’, visando, segundo os organizadores, “proporcionar o aprofundamento sobre a identidade cristã e envolver os adolescentes na onda de alegria, fé experimentada na JMJ Lisboa 2023”.
A peregrinação inspira-se na imagem apresentada pelo Papa Francisco durante a sua visita a Portugal, em agosto do último ano, ao despedir-se dos voluntários da Jornada Mundial da Juventude: “Sede «surfistas do amor»! Seja o serviço da JMJ a primeira de tantas ondas boas; cada vez sereis levados mais alto, mais perto de Deus, e isto permitir-vos-á ver duma perspetiva melhor o vosso caminho”.
Jerónimo Duarte, de São Domingos de Rana, sublinha que a peregrinação coincide com uma iniciativa de preparação para a Quaresma, no grupo de catequese, representando “uma boa oportunidade para todos”.
Aos 24 anos, o catequista admite que “chegar a um adolescente é sempre diferente de chegar a uma criança ou um adulto, porque têm muitos questionamentos, muitas perguntas”.
Uma relação que implica “conflitos” e “paciência” para se criar um clima de confiança e abertura.
O encontro de Fátima foi desenhado, pelos organizadores, como “um momento de agradecimento pelo caminho percorrido pela catequese dos adolescentes em torno do projeto ‘Say yes’ e da experiência da JMJ”.
Os participantes partiram em peregrinação de 11 locais diferentes, numa caminhada de 5km, até ao Santuário de Fátima.
O percurso foi acompanhado pelo patriarca de Lisboa, o qual disse aos jovens que Fátima é um espaço especial, no qual se apela a uma “pureza interior”.
“Fátima é realmente uma terra, um lugar que nos interpela para o sentido da presença de Deus”, referiu D. Rui Valério, que preside à Missa conclusiva na Basílica da Santíssima Trindade.
A peregrinação contou com quase 200 voluntários, responsáveis pelo acolhimento.
Os peregrinos tiveram com espaços de animação, a cargo de várias congregações religiosas e movimentos católicos.
OC
Notícia atualizada às 17h20