Diocese de Leira-Fátima propõe dinâmicas para estudar o tema das Bem-Aventuranças
Fátima, Santarém, 17 mar 2014 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima organizou neste sábado o Encontro Diocesano das Bem-Aventuranças (ENDIBA) que juntou perto de mil jovens do 7º ano da catequese.
O diretor do SDC da Diocese de Leiria-Fátima, o padre José Henriques explicou à Agência ECCLESIA que o “ENDIBA é um encontro festivo de todos os miúdos do 7ºano da catequese da diocese onde têm a oportunidade de ter assim um espaço de encontro e aprofundarem o tema base do seu catecismo que tem muito a ver com o valor das bem-aventuranças.”
Tendo por imaginário ‘O Principezinho’, livro do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, este encontro, que decorreu no colégio de São Miguel em Fátima, “permitiu que todos os jovens fizessem uma viagem pelos planetas das bem-aventuranças”, conhecendo em cada um deles “o conteúdo, os desafios e testemunhos de pessoas que viveram as bem-aventuranças”.
Cada um desses ‘planetas’ foram preparados pelas casas religiosas presentes em Fátima que desta forma quiseram fazer parte deste encontro diocesano de jovens “onde propuseram em cada posto um valor de uma bem-aventurança, através de uma dinâmica com jogos, filmes ou testemunhos”, explicou o padre José Henriques.
Ao longo do dia outras foram as atividades em que os jovens puderam participar como por exemplo “um espaço onde se depararam com as grandes questões da vida: Quem sou eu? O que é que eu quero fazer da minha vida? Quem são os outros para mim? Quem é Deus para mim? Todo um conjunto de questões que têm a ver com a essência de cada um.”
“É importante que a os jovens sintam a dinâmica de conjunto, não apenas dentro da sua paróquia mas na diocese, a necessidade de participarem todos em encontros como estes”, concluiu em declarações à Agência ECCLESIA o diretor do SDC da Diocese de Leiria-Fátima
PR/MD