Catequese: Encontro Nacional debate transmissão da fé

Mudanças na pedagogia têm dado mais espaço à Bíblia, em vez de fórmulas, diz diretor do Secretariado da Educação Cristã

Lisboa, 14 abr 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal promove entre hoje e sábado, na Guarda, o 50.º Encontro Nacional de Catequese, área em que foram ensaiadas mudanças na pedagogia para dar mais espaço à Bíblia.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) destaca essas alterações pedagógicas, “sobretudo na importância que começou a ser dada, cada vez mais”, à Bíblia.

“No meu tempo de criança aprendíamos muitas formulações de caráter mais teológico, jurídico e moral”, elementos que hoje “não estão arredados da catequese” mas são enquadrados em “algo muito mais importante” que é a “escuta da palavra de Deus”, explicou o diácono Acácio Lopes, de 61 anos.

O responsável espera que entre 60 a 70 pessoas assistam no local aos trabalhos e conferências sobre “o futuro da catequese” da infância e adolescência, que podem ser seguidos em diferido pela Internet através de registo prévio no site http://formacao.educris.com/

O Encontro Nacional de Catequese é uma iniciativa habitualmente dirigida aos responsáveis do setor nas 20 dioceses territoriais de Portugal, mas que este ano vai contar com a presença dos antigos diretores, devido ao “caráter festivo” que a iniciativa vai assumir.

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, é o orador da primeira conferência, intitulada «A Catequese no contexto das prioridades pastorais da Igreja em Portugal», tema que se enquadra na avaliação das linhas orientadoras da transmissão da fé que desde 2010 tem envolvido os bispos e as principais instâncias católicas.

O encontro, baseado na frase «Sereis minhas testemunhas», atribuída a Cristo no livro bíblico dos Atos dos Apóstolos, inclui a participação do frei Enzo Biemmi, presidente da Equipa Europeia de Catequese, palavra de origem grega que significa ‘ensino oral’.

Os desafios que a secularização coloca à catequese e a formação dos catequistas, uma das principais preocupações do SNEC, constituem os temas das duas intervenções do religioso italiano.

O programa inclui a dimensão histórica através das conferências do padre António Moiteiro Ramos («Os catecismos em Portugal – um percurso de propostas educativas») e Maria Luísa Boléo («Encontro Nacional de Catequese – um contributo para o desenvolvimento da Catequese em Portugal»).

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top