Catequese: «A fé vive hoje uma situação de transição» – Diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa

Padre Tiago Neto valorizou a centralidade do encontro com Cristo

Santarém, 10 abr 2017 (Ecclesia) – O diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa afirmou no 56º Encontro Nacional de Catequese que a “missão do catequista é a de se encontrar com Jesus” e a “fé vive hoje uma situação de transição”.

“A fé vive hoje uma situação de transição. Existe uma oportunidade para descobrir a fé, despida dos apoios e seguranças socioculturais”, disse o padre Tiago Neto no encontro que reúne responsáveis diocesanos pelo setor da catequese, em Santarém.

“O educador de hoje tem uma certeza: a incerteza da noite e do caminho a seguir. Deixámos para trás as nossas rotas e nas nossas formulas e buscamos candeias artesanais para irmos, lentamente, avançando na educação das novas gerações”, acrescentou o sacerdote, citado pela página na internet do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

O diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa fez uma comunicação no 56º Encontro Nacional de Catequese sobre o tema “Catequista – o discípulo que acompanha”, onde indicou a “confiança absoluta” como “resultado do encontro com Jesus ressuscitado”.

“A primeira missão do catequista é a de se encontrar com Jesus na sua própria existência e que se predispor para o caminho com aquele a quem é enviado”, sublinhou o sacerdote.

Para o padre Tiago Neto, é necessário fazer um reconhecimento do que significa “ser discípulo” na Bíblia, o que “implica um processo de desconstrução do eu para se colocar ‘atrás do mestre’ imitando os seus gestos e a sua forma de ser e pensar”.

“Não existe um modelo único do ser discípulo, mas os evangelhos mostram-nos várias figuras que se podem constituir como modelos daqueles que se abrem à fé, pouco a pouco, até às aparições do ressuscitado”, referiu.

O 56º Encontro Nacional da Catequese é promovido pelo Departamento da catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa, e tem por tema "Família – sujeito ativo de Catequese".

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top