Cardeal de Barcelona explica a importância evangelizadora da igreja da Sagrada Família, um templo que o Papa vai consagrar a Deus
O cardeal Lluis Martinez Sistach, arcebispo de Barcelona, considera que a passagem do Papa por terras espanholas, dia 6 e 7 de Novembro, constitui uma oportunidade para as pessoas se virarem mais para Deus e darem um novo sentido às suas vidas, participando mais na vida da Igreja.
“Eu gostaria que, graças à presença do Papa e à sua mensagem, descobríssemos mais que a nossa vida é de Deus e Ele a confiou a nós para realizar a vocação dada a cada um” afirma o cardeal, em entrevista à agência ZENIT.
Numa antevisão à passagem de Bento XVI pela Catalunha, marcada para dia 7 de Novembro, o arcebispo de Barcelona mostra-se convicto de que aquele acontecimento contribuirá para o enriquecimento da catolicidade local, dando-lhe um “dinamismo evangelizador missionário”.
“Esperamos frutos espirituais e pastorais desta visita apostólica” reforça D. Lluis Martinez Sistach, identificando algumas das carências actuais da comunidade católica catalã, como a falta de vocações ao matrimónio cristão, ao sacerdócio, à vida consagrada e missionária.
“O Papa reitera a vocação específica dos leigos, que consiste no seu envolvimento na vida pública” sublinha o cardeal, para quem “o mundo inteiro precisa desta presença, para semear os valores do Evangelho”.
Um dos pontos altos do programa será a eucaristia de dedicação do altar e igreja da Sagrada Família, em Barcelona.
Uma obra do arquitecto Antoni Gaudí que, todos os anos, é visitada por mais de 3 milhões de pessoas, crentes e não-crentes.
“O Papa foi atraído pela riqueza simbólica bíblica, litúrgica e catequética que Gaudí deu ao seu projecto”, defende D. Lluis Martinez Sistach, para quem o próprio templo “evangeliza” quem por ali passa.
“É como um ‘átrio dos gentios’ para muitíssimas pessoas que ainda não estão dentro da Igreja, mas que a simbologia e a beleza deste templo leva à reflexão”, conclui.
Para a celebração eucarística de dedicação da igreja da Sagrada Família, a Arquidiocese de Barcelona divulgou mais de 100 mil exemplares de 7 catequeses de preparação, para a visita apostólica de Bento XVI.
Três dedicados à figura do apóstolo Pedro, o primeiro Papa, e os seus sucessores; dois sobre a vida e obra de Antoni Gaudí e outros dois sobre a simbologia do templo da Sagrada Família, explicando o sentido da sua consagração a Deus.