«Vocês são sinais de esperança, deram tanto na vida» – Leão XIV

Castel Gandolfo, Itália, 21 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV visitou o lar para idosas do asilo ‘Santa Marta’, onde saudou individualmente as cerca de 20 residentes, e afirmou que “são sinais de esperança”, esta segunda-feira, 21 de julho, em Castel Gandolfo.
“A idade é indiferente: é Jesus que quer se aproximar de nós, se faz hóspede para nós, Ele nos convida a ser uma testemunha, jovens ou não tão jovens”, disse Leão XIV às hóspedes do lar ‘Santa Marta’, citado pelo portal online ‘Vatican News’.
O Papa visitou o lar para idosos ‘Santa Marta’, em Castel Gandolfo, localidade onde está a viver uns dias de férias, onde foi recebido pela comunidade de freiras, e acompanhado pela superiora parou também para rezar na capela.
Após a intervenção de uma jovem enfermeira e de rezar, com alguns cantos, Leão XIV dirigiu também palavras a todos, enfatizando temas dos cânticos e retomando alguns dos Evangelhos lidos durante a Missa, deste domingo.
O Papa, que agradeceu pela oração, “tão importante, muito maior do que podemos imaginar”, retomou alguns temas da sua homilia dominical e salientou que dentro de cada pessoa há uma parte de Marta e uma parte de Maria e incentivou a aproveitarem esse momento da vida para viver a dimensão de Maria, ouvindo a palavra de Jesus e rezando.
Leão XIV saudou individualmente as cerca de 20 mulheres idosas da instituição, com idades entre 80 e 101 anos, e conversou com elas e com as religiosas, na saída.
“Vocês são sinais de esperança, deram tanto na vida. Continuem a ser esse testemunho de oração, de fé”, acrescentou o Papa, salientando que são uma família que oferece ao Senhor o que tem.
O portal de notícias online do Vaticano informa que, após rezarem juntos a oração do Pai-Nosso, Leão XIV permaneceu ainda um pouco mais para visitar as instalações e regressou à Villa Barberini, pouco antes das 11h30.
A Igreja Católica vai celebrar o V Dia Mundial dos Avós e Idosos, que se comemora no quarto domingo de julho (dia 27), com o tema, este ano, ‘Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança’, ligando-se ao Jubileu que a Igreja Católica está a assinalar.
Na sua primeira mensagem para a celebração do Dia Mundial dos Avós e Idosos, Leão XIV denuncia a solidão e abandono dos mais velhos, na sociedade e nas comunidades católicas, e apela a uma “mudança de atitude”, que promova maior responsabilidade por parte de toda a Igreja.
CB
Vaticano: Papa denuncia solidão e abandono dos mais velhos, pedindo «revolução» de cuidado