Participantes querem «libertação dos sistemas enganadores que empobrecem as relações conjugais»
Fátima, Santarém, 23 mai 2011 (Ecclesia) – O Conselho Europeu do Movimento Encontro Matrimonial reuniu-se em Fátima entre 19 e 22 de maio, com a presença de representantes de 12 países que refletiram sobre o tema ‘Do medo à confiança’.
Os participantes – um casal e um sacerdote por cada Estado, além da equipa coordenadora – debateram a identidade do organismo da Igreja Católica e “a constante necessidade de transmitirem os seus valores e carismas”, assinala uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.
Os membros do Movimento presente na Europa há 40 anos, e em Portugal há 29, querem oferecer “caminhos concretos de esperança e libertação dos sistemas enganadores que empobrecem as relações conjugais, familiares e comunitárias”, sobretudo “pelos pilares do diálogo, ternura e oração”, refere o comunicado.
O programa do encontro incluiu uma oração junto à capelinha das Aparições, no santuário da Cova da Iria, 130 km a norte de Lisboa, e uma missa presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, momentos que contaram com a presença da comunidade portuguesa do Movimento.
A equipa coordenadora nacional, formada pelo casal Luísa e Eduardo Matias, e ainda pelo padre Joaquim Teixeira, representou Portugal na assembleia, que reúne três vezes por ano em diferentes países europeus.
RM