Carmelitas: Da formação musical à vida religiosa

Padre João Rego fala do «seu lugar», que encontrou no convento, para onde levou a guitarra e a companhia da música

Foto: P. João Rego

Porto, 15 jul 2022 (Ecclesia) – O padre João Rego, sacerdote carmelita, disse à Agência ECCLESIA que a vida religiosa permitiu “encontrar o seu lugar”, depois de um caminho de descoberta que passou pela engenharia e a formação musical. 

“Acho que me senti em casa, depois de fazer a experiência e quando entrei para o convento senti que ali era o meu lugar, não havia nada que estranhasse ou que fosse desafiante, que não estivesse à espera, a oração, a vida de comunidade, os trabalhos, sentia-me em casa, em família entre os frades e isso confirmou que ali era o meu lugar”, referiu.

Natural do Porto, o padre João Rego ingressou ainda no curso de engenharia do Ambiente, mas trocou e fez formação musical, já depois de “ser professor de música”, houve “uma revolução” na sua vida. 

“Já era professor de música e com caminhada cristã, de grupos de jovens e alguns encontros, mas comecei a perceber que Deus tinha um lugar para mim”, revela o sacerdote de 48 anos.

O acompanhamento espiritual e a oração levaram o consagrado até aos Carmelitas Descalços, que “já bem conhecia”, da comunidade de Viana do Castelo, onde tinha vivido.

Foto: P. João Rego

No dia 16 de julho de 2011 foi ordenado sacerdote carmelita mas a música não ficou esquecida. 

“A música veio comigo para o convento, veio a guitarra também e lembro-me no postulantado era-me pedido o serviço de cantar e tocar guitarra e, no ano a seguir, despertou em mim a composição”, recorda.

O padre João Rego descobriu ainda o dom da composição pelo ano de 2005, quando as relíquias de Santa Teresinha visitaram Portugal, e começou a “compor algumas músicas com as letras da santa carmelita”.

Atualmente o religioso encontra-se na comunidade de Fátima e este ano orientou pela primeira vez um “retiro musical”, “uma experiência nova e muito interessante”.

A entrevista integra o programa de rádio ECCLESIA deste sábado, dia litúrgico de Nossa Senhora do Carmo, sob mote “a melhor parte”, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h00, ficando depois disponível online

SN

 

Partilhar:
Scroll to Top