Cáritas: Rede social para combater desemprego

Iniciativa visa troca de competências entre empresas e desempregados com mais de 45 anos

Lisboa, 23 jul 2013 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa apresentou hoje a plataforma ‘Rede de Competências’, que pretende aproximar pessoas com mais de 45 anos do mercado de trabalho.

A iniciativa pretende possibilitar a “comunicação e partilha” de competências técnico-profissionais com “possíveis empregadores”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O projeto ‘Rede de Competências’ é coordenado por Maria do Rosário Carneiro e pelo presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca, e conta com a parceria do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – na divulgação aos seus cerca de 100 associados.

“A presente crise oferece uma oportunidade única para colocar a globalização ao serviço das pessoas. Esta rede social para seniores parece-nos uma ótima alternativa para aproximar as entidades empregadoras das pessoas com mais de 45 anos que continuam à procura de trabalho”, refere Eugénio Fonseca.

Com este projeto a Cáritas procura uma ferramenta tecnológica que “dê resposta à sustentação do envelhecimento ativo e combata a exclusão do mercado de trabalho dos mais velhos, um problema que começa a acentuar-se nos dias de hoje”.

Existe a possibilidade de a ‘Rede de Competências Cáritas’, um projeto 100% português, poder expandir-se a nível internacional.

Na apresentação foi atribuído o prémio de 5000 euros à equipa de investigadores e docentes da Universidade do Porto, coordenada pelo professor Marco Montalto, que vai desenvolver “a plataforma tecnológica para a criação da rede”.

Esta equipa foi escolhida de cinco projetos que surgiram após o “repto”, em outubro de 2012, à comunidade de investigação “que integra o portal Inocrowd”.

O lançamento da plataforma tecnológica, para a “geração, gestão e disseminação desta rede social”, está previsto para novembro.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top