Cáritas: Rede internacional apoia as Filipinas

Lisboa, 14 nov 2013 (Ecclesia) – A rede internacional da Cáritas está a acompanhar a situação da Filipinas desde 8 de novembro, após a passagem do tufão Haiyan que devastou toda a região e deixou a população com carências de vários níveis.

A organização vai enviar uma equipa de avaliação às Filipinas, com o objetivo de lançar um apelo de emergência para ajudar as vítimas do Tufão Haiyan.

A Cáritas das Filipinas tem prestado o apoio possível e lançou já um apelo a todos os bispos e população em geral das Filipinas, bem como a todas as Cáritas do mundo, para que contribuam para esta causa.

Um milhão e meio de euros foram já disponibilizados pelas diversas Cáritas, e a sede da organização em Portugal está a avaliar de que forma poderá ajudar a população das Filipinas, tendo já recebido contactos de voluntários para participar com donativos a uma eventual campanha nacional.

O tufão Haiyan deixou um rasto de destruição em várias ilhas das Filipinas e estima-se que mais de 9,5 milhões de pessoas estejam a precisar de ajuda e que 600 mil foram obrigadas a abandonar as suas casas.

O padre Edwin Gariguez, secretário executivo da Cáritas Filipinas, afirmou que “é a primeira vez que as Filipinas vive um desastre desta magnitude”, e que “apesar das precauções, este foi além de todas as expectativas”.

De acordo com o secretário executivo da Cáritas Filipinas, as mortes têm aumentado visivelmente e “as necessidades mais urgentes são de alimentos e água”.

Segundo as informações da Cáritas, as prioridades são os abrigos de emergência, água, saneamento e utensílios domésticos de socorro, como cobertores e utensílios de cozinha.

CP/OC

Partilhar:
Scroll to Top