Cáritas: «Quando eu morri, estiveram ao meu lado. Estou viva e sou outra mulher»

Projeto Novo Sentido, em Aveiro, promove a integração de pessoas em situação de sem-abrigo

Aveiro, 08 mar 2023 (Ecclesia) – Isabel Grave participa no projeto “Novo Sentido”, da Cáritas Diocesana de Aveiro, e afirma que hoje é “outra mulher” por causa da ajuda que recebeu quando “dormia em casas abandonadas”.

“Quando eu bebia na rua era um bocado complicado, especialmente no inverno: dormia em casas abandonadas, pedia ajuda às pessoas e elas fugiam de mim e eu tinha vergonha de ir à Cáritas pedir ajuda”, começou por afirmar Isabel Grave à Agência ECCLESIA.

Acompanhada pela Cáritas de Aveiro quando a polícia a encontrou “numa casa abandonada”, começou a frequentar os projetos da instituição e, hoje, agradece o facto de ter sido ajudada quando mais precisou.

A Cáritas de Aveiro é uma boa instituição: gostam de ajudar as pessoas e têm-me ajudado muito como mulher que eu sou, Hoje dou graças à Cáritas de Aveiro. Especialmente à doutora Celeste e à doutora Sofia: quando eu morri, elas estiveram ao meu lado. Ajudaram-me nos hospitais e estou aqui, estou viva e sou outra mulher”.

“A Cáritas tem-me ajudado muito na minha situação, È como uma mão amiga. Aprendo e convivo com outras pessoas. Assim não fico tanto tempo sozinha”, afirmou.

Isabel Grave é uma das pessoas em situação de sem-abrigo que participa do projeto “Novo Sentido” que, através de diferentes ateliers, promove a sua reintegração pessoal, social e laboral.

Para a coordenadora e assistente social do projeto “Novo Sentido”, é necessário trabalhar com cada pessoa, “curar” a sua história e desenvolver diferentes atividades com cada um “chegar a bom porto”.

“Tudo isto é um processo, que necessita de adquirir competências para que as pessoas possam estar preparadas eventualmente para o mercado de trabalho e para se poderem estabilizar”, afirmou Lara Garcia

A assistente social afirma a importância de serem aproveitados “momentos prazerosos” para “reunir uma série de competências” que permita a cada pessoa “ingressar depois numa vida diferente e nova”.

Para Marina Sílvia, o projeto “Novo Sentido”, é um “espaço seguro onde as pessoas vêm para conversar, conviver, combater a solidão que algumas sentem”.

“As atividades que desenvolvemos são para treinar competências pessoais e sociais, que mais tardem contribuam para a inclusão social e a sua autonomização”, afirmou a educadora social.

A Cáritas de Aveiro é uma das 20 caritas diocesanas que, entre os dias 5 e 12 de março, assinalam a Semana Nacional, este em torno do tema “O Amor que Transforma”.

Esta é uma iniciativa que junta “toda a rede Cáritas em Portugal dando visibilidade à ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda”, e convocando a solidariedade dos portugueses para os projetos que desenvolvem, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

PR

Solidariedade: Cáritas Portuguesa celebra Semana Nacional

Partilhar:
Scroll to Top