Cáritas Portuguesa visita projectos de apoio social na Índia

Construções no Sul da Índia com as ajudas de Portugal para as vítimas do tsunami de 2004

Um centro comunitário em Pondicherry, no sul da Índia, e uma aldeia parcialmente reconstruída na região de Chengalpattu após o tsunami de 2004 foram dois dos projectos visitados, esta semana, por uma equipa da Cáritas Portuguesa que está naquele país.

Em Chengalpattu, os membros desta instituição católica – entre os quais está o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca – estiveram reunidos com o bispo da diocese local e visitaram a Sociedade para o Desenvolvimento Rural, a organização da diocese responsável pela intervenção social na comunidade.

Este centro não só reconstruiu mais de 1300 casas que foram destruídas pelo tsunami, como ainda atribuiu mais de 300 barcos a pescadores que perderam o seu meio de subsistência, deu apoio psico-social às vítimas do tsunami, e proporcionou formação a mais de 200 pessoas para que pudessem encontrar meios alternativos de emprego.

Para além da resposta de emergência, o centro procurou ainda reforçar as relações no seio de cada comunidade e promover a condição e emancipação das mulheres.

Já em Pondicherry, também no estado indiano de Tamil Nadu, a equipa da Cáritas esteve reunida com o bispo de Pondicherry-Cudallore e visitou o centro de serviço social local, que está também dependente da diocese. Entre outras iniciativas, este centro participou na elaboração de planos de emergência para catástrofes naturais em mais de duas dezenas de localidades, ajudando a que neste momento as populações estejam melhor preparadas para reagir à eventualidade de um tsunami ou a outros fenómenos.

Esta entidade tem vários projectos ao nível do apoio às populações carenciadas, entre elas um centro comunitário que dá formação em áreas tão diferentes como a confecção de têxteis tradicionais, mecânica ou culinária, incentivando as pessoas, e principalmente as mulheres, a fomentarem o seu próprio pequeno negócio.

Através do dinheiro recolhido com a campanha de solidariedade lançada logo após o tsunami, a Cáritas Portuguesa já contribuiu com mais de 455 mil euros para projectos de apoio às populações que foram afectadas por esta catástrofe natural na Índia.

O objectivo da visita de elementos desta instituição católica é avaliar os projectos que já foram implementados no terreno e definir programas futuros a apoiar.

Mais 650 mil euros deverão ser disponibilizados no futuro para a Índia, para projectos ainda a definir.

João Duarte (RR), na Índia

Partilhar:
Scroll to Top