Presidente da instituição pede «empenho de todos na construção de uma sociedade de bem-estar sem deixar ninguém para trás»
Lisboa, 08 mar 2012 (Ecclesia) – O peditório público da Cáritas Portuguesa começa hoje com a participação de 2500 voluntários, que vão estar nas ruas até domingo, complementando a recolha de donativos que pela primeira vez se vai realizar pela internet.
“Num período extremo como o que vivemos atualmente, com o aumento exponencial dos casos de pobreza e de exclusão social e suas consequentes problemáticas”, é necessário “o empenho de todos na construção de uma sociedade de bem-estar sem deixar ninguém para trás”, frisa o presidente do organismo, Eugénio Fonseca.
A angariação de fundos nos principais aglomerados urbanos é um dos principais dinamismos da Semana Nacional da Cáritas, cujo programa inclui um “jantar solidário” em favor dos desempregados da região de Setúbal agendado para sábado, pelas 20h30, em Charneca de Caparica, 20 km a sul de Lisboa.
O tema da Semana Cáritas, “Edificar o Bem Comum: Uma tarefa de Todos e de Cada Um”, vai ser refletido num colóquio marcado também para sábado, às 15h00, no Auditório Lopes Graça do Fórum Romeu Correia, em Almada.
No domingo, último dia da Semana Cáritas, o bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, preside a uma missa no Laranjeiro, próximo da capital, que conta com a participação de representantes das Cáritas Diocesanas e membros da Pastoral Social da diocese setubalense.
A celebração na igreja de Nossa Senhora de Fátima, com transmissão pela TVI, ocorre no Dia Nacional da Cáritas, data em que o resultado dos peditórios realizados nas missas reverte para o organismo católico.
Os últimos dados revelados pela Cáritas mostram que a organização recebeu em 2011 mais de 250 pedidos de ajuda por dia, ou seja, mais de 93 mil casos, envolvendo famílias carenciadas, pessoas desempregadas, ou em situação de doença, pobreza e exclusão social.
Os registos relativos a 13 das 20 dioceses portuguesas indicam que “mais de 38 mil famílias solicitaram apoio à instituição”, com um aumento das “situações de emergência social” na ordem dos 40%, número que aumentou “consideravelmente nos últimos meses de 2011”.
A Cáritas Portuguesa, resultante da união das 20 Cáritas Diocesanas, recorda que a coleta realizada em 2011 angariou 239 452,64 euros e informa que o site para a entrega de donativos vai estar acessível no endereço www.detodosedecadaum.org/.
RJM
[[v,d,,]]