Cáritas pede inclusão dos pobres nas políticas sobre alterações climáticas

Substituto do Protocolo de Quioto está em definição

Os membros da Cáritas Internacional da Europa, Ásia e África estão a participar no encontro que decorre na Alemanha, com vista a alcançar um acordo sobre as alterações climáticas e as necessidades dos pobres.

Até ao dia 12 de Junho, na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC) estão a decorrer negociações para elaborar um texto para uma nova ordem sobre as alterações climáticas.

A reunião em Bonn é um passo prévio na aprovação de uma nova ordem, que vai acontecer em Copenhaga, em Dezembro, para vai substituir o Protocolo de Quioto, a partir de 2012.

A Cáritas pede aos países ricos cumpram os compromissos existentes com financiamento a curto prazo, de maneira que os países em vias de desenvolvimento possam agir agora para adaptar-se ao clima adverso e estabelecer que fundos estarão disponíveis para um aumento a longo prazo.

Estima-se que a União europeia reserve cerca de 35 bilhões ao ano até 2020 para financiar a acção climática em países em desenvolvimento.

Os países em desenvolvimento deverão acordar a redução das emissões de gases mais de 40% até 2020, e 95% até 2050 (segundo os níveis de 1990). Mais de três quartos das reduções devem ser nacionais.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top