Projeto prevê duração de 26 meses e está em fase de apresentação
Coimbra, 15 abr 2023 (Ecclesia) – A Cáritas diocesana de Coimbra quer dar literacia digital a pessoas mais velhas estando a desenvolver um projeto que promove ferramentas e sessões de formação, juntando jovens e pessoas mais velhas.
“Este projeto pretende desenvolver um conjunto de ferramentas e sessões de formação, com o intuito de aumentar as competências digitais dos adultos mais velhos, com a colaboração ativa de jovens universitários”, apresenta um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A apresentação do projeto decorre neste mês de abril e em maio, em sessões onde são esclarecidos os principais objetivos, metodologias a aplicar e as próximas ações a dinamizar na implementação do piloto português, em Coimbra.
“No final de cada sessão, e com o intuito de dar voz àqueles a quem o projeto diz respeito, foi solicitado a cada elemento o preenchimento de um questionário para compreender as suas dificuldades digitais, necessidades, receios e expectativas”, avança.
«Literacia Digital ao Longo da Vida» vai ter uma duração de 26 meses, sendo financiado pelo Programa Erasmus+: KA220-ADU – Parcerias para a Cooperação em Educação de Adultos, da Comissão Europeia, contando com seis parceiros europeus:a Cáritas Diocesana de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes, em Portugal, a Plataforma del Voluntariado, em Espanha, a People Behind, na Grécia, a Università Degli Studi Di Roma Tor Vergata e a Fondazione Garagerasmus, em Itália, sendo esta a entidade coordenadora do projeto.
Em Coimbra as sessões de apresentação estão a decorrer em espaços que já promovem o envelhecimento ativo e saudável, nomeadamente na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, no Centro Social São Pedro, no Centro Comunitário São José e no Centro Comunitário de Inserção.
LS