Caritas In Veritate: Um ano depois da apresentação

A primeira encíclica do Papa alemão sobre um tema social foi apresentada à imprensa no dia 7 de Julho de 2009.

A «Caritas in Veritate» (a terceira encíclica de Bento XVI) – a primeira do Papa alemão sobre um tema social – foi apresentada à imprensa no dia 7 de Julho de 2009.

O documento tem a data de 29 de Junho, porque, como quase sempre acontece com os textos pontifícios, passam alguns dias entre a data da assinatura por parte do papa e a data de sua publicação.

Era, de qualquer modo, uma encíclica esperada há muito, porque deveria ter coincidido com o 40º aniversário da «Populorum Progressio», de Paulo VI, publicada em 1967.

O «atraso» de dois anos pode ser atribuído à eclosão da crise económica mundial, que induziu Bento XVI a uma revisão do texto, à luz do que estava a acontecer no mundo inteiro.

O resultado está, hoje, aos olhos de todos: as 142 páginas da encíclica constituem uma lúcida análise das profundas causas da crise, e oferecem – como é tradição na Doutrina Social da Igreja, em cujas premissas se insere a «Caritas in Veritate», 18 anos depois da «Centesimus Annus», de João Paulo II – importantes pontos de reflexão para a procura de adequadas soluções para a crise que perdura até hoje.

Neste seu primeiro ano de vida, a «Caritas in Veritate» demonstrou todas as suas potencialidades, suscitando debates e confrontos em âmbito económico, político e social, e revelando-se como um dos mais incisivos textos do magistério pontifício dos últimos tempos.

Dossier sobre a «Caritas in Veritate»

Com Rádio Vaticano

Partilhar:
Scroll to Top