Cáritas: Figuras da Igreja, do desporto e das artes começam hoje a dar a cara pela campanha «10 Milhões de Estrelas»

Iniciativa já permitiu vender «mais de 66 mil velas» a favor dos mais desfavorecidos

Lisboa, 03 dez 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o selecionador nacional de futebol, Paulo Bento, o ator Nicolau Breyner e a cantora Luísa Sobral começam hoje a dar a cara na televisão pela campanha de natal da Cáritas Portuguesa.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o presidente daquela organização solidária católica, Eugénio Fonseca, considera “o contributo destas figuras públicas como fundamental” para o sucesso do projeto “10 Milhões de Estrelas – um gesto pela paz” deste ano.

Aquele responsável “acredita que as pessoas vão rever-se nestas personalidades e ajudar os mais desfavorecidos comprando as velas” que já estão à venda desde o início de Novembro, em diversas escolas do país, nas Cáritas Diocesanas e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa, à imagem do que sucedeu em 2011.

Até agora, segundo os dados mais recentes fornecidos pela Cáritas Portuguesa, já foram vendidas “mais de 66 mil velas”.

Estas “estrelas” de natal podem ser adquiridas a um preço unitário de um euro, ou então as pessoas podem optar por levar “um pack de 4 velas por 4 euros tendo dentro um Presépio para pintar”, adianta a mesma nota.

Como habitualmente, a iniciativa pretende angariar “fundos” para “famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica “, que através das paróquias receberão 65 por cento do valor final da campanha.

Os outros 35 por cento “reverterão para uma causa internacional: a construção da Casa Familiar Rural de Santarém, na região da Amazónia, no Brasil, com vista à promoção da educação local”.

D. Jorge Ortiga, Paulo Bento, Nicolau Breyner e Luísa Sobral são as personalidades públicas escolhidas para desafiarem os portugueses à solidariedade, através dos canais de televisão RTP2, TVI e SportTv.

Nesta décima edição, a Cáritas Portuguesa avançou ainda para a disponibilização gratuita do jogo ‘10 milhões de Estrelas’, compatível com o sistema Android e IOS, a partir da próxima semana, nas respetivas lojas online.

Desde 2003, a campanha de Natal permitiu angariar quase 2,8 milhões de euros que foram canalizados para o “projeto nacional de ajuda aos mais necessitados”.

Até final do primeiro semestre deste ano, registou-se em todas as Cáritas Diocesanas o atendimento a mais de 30 mil famílias e pessoas, número que representa um aumento de 64 por cento relativamente a igual período do ano anterior.

A nível internacional, a operação natalícia de recolha de fundos permitiu distribuir quase 180 mil euros por projetos sociais de vários países, como Somália, Angola, Brasil ou São Tomé e Príncipe, entre outros.

JCP/LFS/LS/OC

[[v,d,,]]


Partilhar:
Scroll to Top