Iniciativa apresentada na Quinta-feira visa combater pobreza envergonhada
A Cáritas Portuguesa e a Ticket Restaurante assinam esta Quinta-feira, 8 de Outubro, um Protocolo de Solidariedade. A cerimónia decorre pelas 15h00, na Sala Amadeu Sousa Cardoso do Centro Cultural de Belém.
Cáritas Portuguesa vai lançar uma campanha de ajuda alimentar destinada aos mais desfavorecidos.
Num protocolo a assinar com a Ticket Restaurante, a Cáritas vai poder contar com a solidariedade dos portugueses que poderão adquirir os tickets, entregar nas Cáritas diocesanas, que os irão canalizar para as pessoas em situação de carência.
O projecto foi já explicado à Agência ECCLESIA pelo Presidente deste serviço social da Igreja Católica, Eugénio Fonseca, que sublinha ser uma ajuda às pessoas que têm “mais pudor em expor a situação em que se encontram”, dirigida directamente às “muitas situações de pobreza envergonhada”.
Nos supermercados as pessoas apresentam os tickets, que podem oscilar entre 5 e 15 euros para alimentação. Outra possibilidade é o ticket estar disponível em escolas ou infantários. Nesse caso o montante pode chegar aos 25 euros e os educadores poderão apresentar os tickets para pagamento das mensalidades.
“Esta campanha irá depender da solidariedade dos portugueses”, frisa Eugénio Fonseca. Se a adesão for inexpressiva “ficamos apenas pela criação de iniciativas”, lamenta.
As situações de pobreza envergonhada são as que mais preocupam a Cáritas Portuguesa e as suas congéneres diocesanas e paroquiais. “São muitas a situações que as pessoas escondem e enfrentam sozinhas. Quando desesperam ao ponto de pedir ajuda, muitas vezes já é tarde para as podermos ajudar”, explica o Presidente da organização católica.