Organização católica registou, entre Julho e Setembro, um aumento de 60% comparativamente ao ano de 2008
A Cáritas Diocesana do Porto encontra-se neste momento a apoiar alguns dos seus utentes através do PCAAC – Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados.
No âmbito deste Programa, a Cáritas irá distribuir cabazes de géneros alimentares a 170 famílias.
Estes cabazes são compostos por: leite em pó, leite, leite achocolatado, manteiga, queijo, sobremesas lácteas, massas, bolachas, farinha, papas lácteas, arroz, cereais, compota e açúcar. Os géneros que integram estes cabazes foram distribuídos de acordo com o número de elementos dos agregados familiares e tendo em conta se destes faziam parte crianças e/ou jovens.
Para além dos utentes abrangidos por este Projecto, todos os outros continuaram a ser apoiados pela Instituição com os seus cabazes mensais. São mais de 280 famílias.
A Cáritas verificou, ao longo deste ano 2009, uma média de 30% de novos casos de necessidade de apoio, sendo que entre Julho e Setembro registou um aumento de 60%, comparativamente ao ano de 2008. Cada vez mais há um despoletar de casos de pobreza, ora pontuais ora contínuos.
A sede da Cáritas do Porto, na Rua Latino Coelho (n. 314), foi agora alargada com o arrendamento dum armazém contíguo ao edifício, para poderem operacionalizar melhor a distribuição de roupas e de livros. A distribuição de géneros alimentícios continuará a proceder-se na própria sede.
ARR