«Todos os donativos são bem-vindos», diz presidente da instituição sobre iniciativa da Media Capital
A Cáritas Diocesana de Santarém vai receber fundos de uma campanha de solidariedade promovida pela Media Capital, para apoio às vítimas do tornado que a 7 de Dezembro atingiu a região de Tomar, provocando pelo menos 40 feridos e prejuízos de 15 milhões de euros.
O presidente daquela organização de apoio social da Igreja Católica, diácono Constantino Gaudêncio, deu o assentimento à campanha, depois de contactado pelo Grupo Media Capital, detentor da TVI e de várias rádios.
Os donativos obtidos através da linha telefónica vão beneficiar pelo menos 27 famílias a precisar de auxílio.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o diácono Constantino Gaudêncio diz desconhecer o montante dos prejuízos que afectaram essas famílias, anteriormente referenciadas pela Cáritas da paróquia de Tomar, embora espere ter brevemente essa informação.
Este responsável frisa que a Cáritas de Santarém tem recursos para atender a alguns danos causados pela intempérie, mas refere que todos os apoios “são bem-vindos”.
“Provavelmente nós até éramos capazes de assumir os prejuízos agora, mas se daqui a 15 dias ou três semanas aparece alguma situação complicada ficamos sem capacidade de resposta”, assinala, adiantando que os recursos da instituição esgotar-se-ão se os estragos se aproximarem dos 100 mil euros.
O presidente da Cáritas diocesana de Santarém não tem expectativas quanto às verbas que a iniciativa vai angariar, mas já há projectos onde podem ser utilizadas, caso ultrapassem o montante dos prejuízos.
“O dinheiro de qualquer campanha a favor da Cáritas diocesana vai ser aplicado para ajudar todas as famílias que passam pela dificuldade do tornado e não só, porque estamos a apoiar muito mais pessoas que todos os dias recorrem a nós por não terem de comer”, salienta o diácono Constantino.
O número de telefone da campanha é 760 300 700 (custo de 60 cêntimos, acrescidos de IVA). 48 cêntimos revertem a favor das vítimas e os restantes 12 cêntimos são para custos de comunicação.