Actividade com mais de 30 anos de história continua a ser um marco para muitas famílias e crianças
Oriundas de todos os cantos da diocese e repartidas em turnos de 11 dias, foram cerca de 300 as crianças que viveram as colónias de férias de Verão, organizadas mais uma vez pela Cáritas de Leiria na sua casa na praia do Pedrógão.
As colónias de férias são, na Cáritas, uma tradição ininterrupta de mais de 30 anos, feita de “pequenas histórias, tantas quantas as dos milhares de crianças que tiveram oportunidade de as frequentar ao longo de todos estes anos”, explica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“Histórias das muitas centenas de jovens, as monitoras e monitores, que as protagonizaram e realizaram com amorosa dedicação pessoal, constituindo hoje uma fonte de inspiração e motivação para as gerações mais novas”.
As colónias de férias são “um tempo feliz, feito de praia, jogos e brincadeira” mas também “uma escola onde se faz a aprendizagem e a experiência da vida em grupo, que aponta para um desenvolvimento integral, que estimula para o exercício de pequenas responsabilidades quotidianas, onde as energias e capacidades de cada um são postas ao serviço dos projectos comuns e se aprende a conviver com a diferença e diversidade de percursos de vida”.
As férias vividas na casa da Cáritas são “um tempo de convívio alegre e saudável, de crescimento e desenvolvimento de potencialidades mas para algumas crianças a colónia é também uma etapa marcante nos seus processos de integração e de socialização”.
Para muitos jovens, as colónias de férias são também a primeira experiência de voluntariado social.
“A solidariedade das monitoras e dos monitores é concreta e presencial, em 12dias e noites de entrega total, no frente a frente com o rosto, com o olhar, com as mãos e as emoções do outro, quantas vezes carente, já ferido e maltratado pela vida, ainda que breve”.
Este é um trabalho “voluntário, cheio de sorrisos, brincadeiras e afectos”, explica o o monitor Nelson Costa, o animador cultural da Cáritas, responsável pela actividade.
As colónias de férias são uma das actividades que a Cáritas mantém intactas. “A sua actualidade e mais valia social continua a despertar interesse entre as centenas de famílias e instituições que lhe confiam as suas crianças”, exprime o comunicado.