Cáritas: Concerto solidário na igreja de Santa Isabel, em Lisboa

Lisboa, 20 set 2025 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Lisboa está a celebrar 50 anos de trabalho, como rosto da caridade, com várias iniciativas no território do patriarcado da capital portuguesa, no ano pastoral de 2025/26, hoje realiza-se um concerto solidário.

O concerto solidário é um evento promovido pela Embaixada da Hungria em Portugal, que vai reunir a comunidade e parceiros “em torno da música e da solidariedade”, esta quinta-feira, dia 20 de novembro, na igreja de Santa Isabel, em Lisboa, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Cáritas Diocesana de Lisboa explica que este evento começa com uma Missa, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, às 19h00, seguindo-se a inauguração de uma placa comemorativa do 330.º aniversário do nascimento de Carlos Mardel, pela embaixadora da Hungria, Emília Fábián.

O concerto solidário, da soprano Anna Subedi e do compositor, maestro e pianista Apor Szüts, inicia, às 20h00, após um discurso de boas-vindas, do presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa, Luís Fragoso,

Criada a 23 de junho de 1976, o trabalho da Cáritas procurou dar resposta às urgências sociais próprias de cada época, desde a fome infantil ao repatriamento, acolhimento de idosos, educação pré-escolar, apoio a migrantes, entre outras situações de emergência social.

Este trabalho aconteceu e acontece em contacto direto com a população da Diocese de Lisboa e em trabalho próximo com a rede, com “todas as suas estruturas associadas quer sejam grupos informais, Centros Sociais e Paroquiais ou outros tipos de estrutura”.

Para além da Igreja em Lisboa, a Cáritas trabalha com parceiros, quer sejam da sociedade civil ou governo, em espírito construtivo de diálogo e proximidade.

As celebrações vão decorrer ao longo de todo o ano pastoral de 2025/26, com iniciativas nas quatro zonas pastorais da Diocese de Lisboa, envolvendo toda a rede Cáritas.

Da programação, no dia 18 de dezembro, destaca-se o evento ‘Acolher e Acompanhar Migrantes’, a propósito do trabalho desenvolvido no CLAIM Cascais, promovido em conjunto com o município local.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top