Cáritas: Campanha de Natal «10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz» inicia no Dia Mundial dos Pobres

Iniciativa que começou em Portugal há 20 anos é lançada este domingo na arquidiocese de Braga

Braga, 12 nov 2022 (Ecclesia) – A campanha “10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz” inicia este domingo, 13 de novembro, dia em que a Igreja assinala o Dia Mundial dos Pobres, e tem apresentação nacional na arquidiocese de Braga, pelas 16h00. 

“A campanha anual da Cáritas arranca a nível nacional no dia 13 de novembro, dia em que a Igreja assinala o Dia Mundial dos Pobres. O evento de lançamento acontece na Casa dos Coimbras, na Arquidiocese de Braga, a partir das 16h00”, pode ler-se em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Este ano a campanha celebra 20 Anos desde a sua implementação em Portugal e a Cáritas “propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” branca ou vermelha, no valor de 2 euros.

“As verbas angariadas são anualmente canalizadas para dois objetivos: um de carácter nacional e outro internacional. São desta forma um contributo para a ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (80%), e serão, também, pelo segundo ano consecutivo aplicados em projetos de resposta ao impacto das alterações climáticas no bem-estar e sobrevivência das populações mais vulneráveis, nos países lusófonos (20%)”, informa.

O comunicado refere ainda que este ano cada vela acesa significa o “desejo ardente de Paz para todas as populações que vivem em cenários de conflitos” e recorda “a população da Ucrânia e de Cabo Delgado, em Moçambique, duas realidades que a Cáritas acompanha de forma particular”.

Como habitualmente a vela pode ser adquirida junto de uma das 20 Cáritas Diocesanas, nas paróquias aderentes, numa cadeia nacional de supermercados e, este ano, também através da Associação Nacional das Farmácias. 

As velas podem também ser adquiridas através do portal da Cáritas Portuguesa.

A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. 

Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa. Em Portugal nasce em 2003 e desde essa altura apoiou já diversos projetos em Portugal, através da ação da rede nacional Cáritas, mas, também 15 projetos de emergência internacional e 3 de emergência nacional.

SN

Partilhar:
Scroll to Top