Presidente da instituição pede solidariedade diante de «uma grande catástrofe»
A Cáritas da Ilha Terceira abriu uma conta que vai receber donativos a aplicar na reconstrução das casas e na substituição dos bens materiais que se perderam com as inundações que ocorreram em várias freguesias.
“Gostava que todos fossem solidários, porque é uma grande catástrofe que vivemos neste momento”, assinalou a presidente da Cáritas local, Anabela Borba.
A responsável descreveu à Agência ECCLESIA a situação actual: “As estradas estão intransitáveis em duas zonas da freguesia de Agualva; não se pode andar de carro nem sequer para distribuir as refeições”.
Neste momento continua a proceder-se à limpeza das vias e à reposição das condutas de água, que tem estado cortada.
“Há muitas casas destruídas”, indicou Anabela Borba. Mais de uma centena de pessoas ficou desalojada. A maior parte das famílias está em residências de parentes, à excepção de duas, que foram albergadas em espaços públicos.
A presidente da Cáritas da Ilha Terceira referiu que há outras habitações com um “alto nível de destruição”, que no entanto não impede a permanência dos seus moradores.
Verificam-se igualmente muitos danos materiais, nomeadamente mobílias e electrodomésticos, assim como em algumas viaturas, “que andaram à mercê da água”.
Os prejuízos ainda não foram apurados: “não tenho capacidade de imaginar esse número”, admitiu Anabela Borba.
A freguesia de Agualva foi a mais atingida pelo mau tempo, que também afectou as zonas de Quatro Ribeiras, Vila Nova e Lajes, assim como uma parte da zona urbana da Praia da Vitória.
A conta que vai receber os donativos está aberta no BANIF – 0038 0000 3851 9976 771 35.