Cáritas ajuda vítimas de terramotos na Albânia e Geórgia

As Cáritas nacionais da Albânia e da Geórgia puseram em andamento planos de emergência para prestar ajuda de primeira necessidade às vítimas dos terramotos ocorridos nesses países. Os sismos não causaram perda de vidas humanas, mas derrubaram e danificaram centenas de casas e edificações comunitárias.

A 7 de Setembro, um abalo de terra atingiu gravemente várias zonas da Albânia. De acordo com a Cáritas local, as áreas mais afectadas são caracterizadas pela actividade agro-pecuária. A região, que tem estado sujeita a um importante êxodo migratório, apresenta elevados níveis de pobreza e precariedade.

Segundo as primeiras estimativas, calcula-se que o tremor de terra destruiu cerca de 400 casas e causou danos importantes em três mil, assim como em edifícios públicos, escolas, centros de saúde e comunitários.

A Cáritas da Albânia lançou uma campanha de emergência para proporcionar, de forma imediata, ajuda de primeira necessidade aos milhares de habitantes atingidos pelo terramoto. O auxílio contará com a colaboração de pessoal técnico local e voluntários.

A médio e longo prazo, pretende-se proporcionar os recursos básicos para a sobrevivência das famílias afectadas, mediante a reconstrução das casas e o fornecimento de móveis. 

Sismo na Geórgia danifica mais de mil edificações
Segundo a Cáritas da Geórgia, durante a madrugada de 8 de Setembro um tremor de terra afectou 41 povoados da região situada no Norte do país, perto da fronteira com a Rússia. O sismo, que não provocou perda de vidas humanas, causou a destruição completa de cerca de 90 casas e infra-estruturas comunitárias, tendo danificado seriamente mais de mil.

A Cáritas colocou em andamento um plano de acção dividido em duas fases. Na primeira, dar-se-á resposta às necessidades mais urgentes, em coordenação com as autoridades locais. Para esse efeito, a organização católica está a identificar as carências prioritárias das vítimas, como material de refúgio, alimentos, medicamentos e bens de uso pessoal e familiar. Numa segunda fase será elaborado um plano de reconstrução de casas e infra-estruturas comunitárias básicas.

Com Zenit

Foto: Efeitos do sismo na Albânia

Partilhar:
Scroll to Top