Caritas ajuda a construir 88 casas para deslocados pelo tsunami e pela guerra civil no Sri Lanka

Esforço da organização católica implica investimento de 650 mil Euros

 A Cáritas Portuguesa vai financiar a construção de 88 habitações e a compra de 80 barcos de pesca para apoiar as populações afectadas pelo tsunami de 2004 e pela guerra civil no Sri Lanka.

O memorando de entendimento foi assinado este sábado em Colombo entre uma delegação da Cáritas nacional e representantes desta instituição católica no Sri Lanka.

O valor total deste programa ronda os 650 mil euros, dinheiro que vem ainda da campanha de solidariedade para com as populações do Sudeste Asiático lançada logo após o tsunami.

De acordo com o memorando, as habitações vão ser construídas na zona de Mullaitivi, na província de Vanni, no norte do país. O dinheiro vai ainda servir para financiar projectos de geração de rendimentos, que vão beneficiar 132 familias.

O período de implementação deste programa é de um ano. Metade da verba – 325 mil euros – vai ser doada à Cáritas do Sri Lanka já neste mês de Julho. A segunda parte seguirá para Colombo em Janeiro de 2011.

A campanha de solidariedade lançada pela Cáritas após o tsunami de 2004 recolheu mai de 4 milhões e 900 mil euros em donativos dos portugueses. Desta verba faltava ainda aplicar 1 milhão e 900 mil euros, dinheiro que vai agora ser distribuído de forma igual por 3 países: Sri Lanka, Índia e Indonésia.

No Sri Lanka está já escolhido o projecto a apoiar. A delegação da Cáritas Portuguesa, chefiada pelo presidente desta instituição, Eugénio da Fonseca, estará na Índia entre 3 e 9 de Julho, para avaliar os novos projectos a apoiar neste país, e a forma como o dinheiro que já tinha sido doado foi implementado em programas de ajuda às populações.

João Duarte (RR), no Sri Lanka

Vídeo disponível em http://www.rr.pt/multimedia_video.aspx?fid=169&fileID=191188

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top