Caritas: 500 mil velas vendidas durante campanha «10 milhões de estrelas»

Verbas recolhidas vão permitir continuar a responder aos «muitos» pedidos de ajuda que vão surgindo, destaca presidente da organização católica

Lisboa, 06 fev 2012 (Ecclesia) – O balanço provisório da campanha “10 milhões de estrelas”, lançada pela Caritas Portuguesa durante esta quadra natalícia, aponta para um resultado “muito acima da meta traçada”, com um total de 500 mil velas vendidas.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a entidade organizadora considera que “a operação superou, uma vez mais, a meta traçada, que no início do evento era de “300 mil velas”, número que correspondia ao total das vendas em 2010.

Para o presidente da Caritas Portuguesa, isto significa que a campanha solidária, criada há nove anos, faz “cada vez mais parte da vida” dos cidadãos, afirmando-se também como “um contributo de extrema relevância” para a organização, que assim pode fazer face aos “muitos” pedidos de ajuda que vão surgindo.

Em 2011, aquela instituição atendeu, todos os meses, cerca de 1400 novos pedidos de ajudam, a um ritmo de 17 famílias por dia.

Um “compromisso” que, acrescenta Eugénio Fonseca, se vai “manter” ao longo deste ano, em que o organismo “procurará fazer o que estiver ao seu alcance para alimentar a esperança dos portugueses”, nestes “tempos tão difíceis”.

A iniciativa “10 milhões de estrelas” vai reverter, em 65%, para as diversas Caritas diocesanas espalhadas pelo país, que se debatem atualmente com falta de recursos para corresponderem aos problemas identificados no terreno.

Através da compra de uma vela (1 euro), os portugueses contribuíram também (em 35% do montante recolhido) para ajudar as populações desfavorecidas da Somália, país do nordeste africano que foi atingido pela pior seca dos últimos 60 anos.

O evento teve ainda a particularidade de se apoiar nas novas tecnologias, sob o mote ‘Ilumine a vida de quem mais precisa’, com aplicações para telemóveis e computadores portáteis da Apple que possibilitaram a compra de uma vela digital por 1,60 euros.

Além do contributo prestado pelas 19 Caritas diocesanas distribuídas pelo país, onde as “encomendas foram vendidas quase na totalidade”, destaque para a parceria estabelecida com uma grande superfície comercial, que foi responsável pela distribuição de mais de metade das velas adquiridas.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top