Godfried Danneels, antigo líder da Igreja Católica belga, apresentou uma queixa por «violação do sigilo de investigação», depois de ontem ter surgido, num jornal local, uma foto de uma menina nua, encontrada por investigadores no computador do Cardeal.
De acordo com o jornal online La Croix.com, que cita a agência AFP, o porta-voz do Cardeal Godfried Danneels terá considerado «as insinuações difundidas pela imprensa como infundadas», lamentando mais uma mancha na reputação daquele responsável católico.
Recorde-se que o Cardeal Danneels está no centro do escândalo de pedofilia que abalou a Igreja durante dois meses na Bélgica. Foi acusado, por vítimas de abuso sexuais cometidos por sacerdotes, de tentar abafar alguns casos, durante os 30 anos em que chefiou a Igreja Belga, entre 1979 e 2009.
Para verificar essas acusações, a polícia fez uma busca à sede nacional da Igreja belga e à própria casa do Cardeal, tendo levado o seu computador pessoal.
A aparente fuga de informação, que provocou a acusação de pedofilia na imprensa e a consequente queixa de Godfried Dannels, está também a ser investigada pelas autoridades locais.