Cardeais recém-criados são «nova página da história da Igreja», diz Bento XVI

Serviço dos 24 prelados fica enriquecido com «maior compromisso em ajudar o Sucessor de Pedro»

Bento XVI reencontrou-se esta Segunda feira com os 24 novos cardeais da Igreja Católica, acompanhados pelos seus familiares e peregrinos, em reunião realizada no Vaticano.

O Papa recordou as emoções e sentimentos vividos no Sábado, durante a missa em que foram criados os mais recentes membros do colégio cardinalício, tendo afirmado que foi escrita uma “nova página da história da Igreja”.

Para Bento XVI, a criação dos cardeais e as eucaristias deste Sábado e Domingo, que contaram com os novos «príncipes da Igreja», constituíram “momentos de fervorosa oração e profunda comunhão”.

Segundo o Papa, o serviço dos 24 prelados fica enriquecido com “um maior compromisso em ajudar o Sucessor de Pedro”, na linha do “exemplo luminoso dos Santos Cardeais, intrépidos servidores da Igreja”, que testemunharam “o exercício heróico das virtudes e tenaz fidelidade ao Evangelho”.

Parte da alocução do Papa foi proferida em português, aquando da saudação ao novo cardeal brasileiro, D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.

A criação dos novos membros do colégio cardinalício decorreu no âmbito da reunião entre o Papa e os cardeais – denominado “consistório” – realizada este Sábado e Domingo no Vaticano.

Os cardeais, cuja origem remonta ao século V, são os únicos membros da Igreja Católica a eleger o Papa.

Com Rádio Vaticano

Partilhar:
Scroll to Top