Cardeais Martini e Tucci promovem página Web para relançar o Vaticano II

Com o objectivo de relançar o Concílio Vaticano II, os cardeais jesuítas italianos Carlo Maria Martini e Roberto Tucci lançaram um portal na Internet, através do qual pretendem dar a conhecer aos jovens, esse evento que encaminhou a Igreja Católica rumo ao terceiro milénio.

www.vivailconcilio.it é promovida pelo Cardeal Martini, arcebispo emérito de Milão, e pelo Cardeal Roberto Tucci, durante muitos anos organizador das viagens pontifícias, além de D. Luigi Bettazi, de 86 anos, que participou, como os outros dois promotores da iniciativa, no Concílio Ecuménico Vaticano II.

Na página Web poderão ser consultadas todos os pronunciamentos, as leituras teológicas e outras iniciativas e documentos relacionados ao Vaticano II.

Também podem ser vistas fotos e imagens além de outros arquivos multimédia sobre o Concílio, tudo isso – na intenção dos promotores da iniciativa – com a finalidade de repropor esse evento histórico, convocado pelo Beato João XXIII.

Participaram no evento 2540 bispos de todo o mundo, e mais de 700 padres conciliares tomaram a palavra durante suas sessões. O Vaticano II foi inaugurado no dia 11 de Outubro de 1962 e encerrou-se no dia 8 de Dezembro de 1965, já no pontificado de Paulo VI.

Do Vaticano II saíram 16 documentos: quatro constituições apostólicas, nove decretos três declarações.

O Vaticano II reformou a liturgia, cuja mudança mais visível foi a adaptação às línguas vernáculas. Dessa forma, os idiomas nacionais passaram a ser usados nas cerimónias, relegando o latim para um segundo plano.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR