Capuchinhos: D. Jorge Ortiga apresenta «sentido atual do Ano Jubilar», em Barcelos

Barcelos, 17 jan 2025 (Ecclesia) – O arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, apresenta hoje uma conferência sobre o Ano Santo 2025, no salão da comunidade de Santo António dos Capuchinhos em Barcelos, às 21h30.

‘Peregrinos da Esperança, fundamento bíblico e sentido atual do Ano Jubilar’, é o tema da conferência onde D. Jorge Ortiga vai abordar o significado espiritual e a atualidade do Ano Santo 2025, “tempo de graça na vida da Igreja”, informa o jornal ‘Diário do Minho’, da Arquidiocese de Braga.

A Igreja Católica está a viver o Ano Santo 2025 – o seu 27.º jubileu ordinário –, celebração que acontece a cada 25 anos -, com o tema ‘Peregrinos da Esperança’, iniciado pelo Papa Francisco na véspera do Natal, na noite do dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro.

A conferência do arcebispo emérito de Braga, sobre o sentido do jubileu, realiza-se também no contexto do 90.º aniversário da chegada dos Franciscanos Capuchinhos a Barcelos, na Arquidiocese de Braga.

O primeiro frade Capuchinho chegou a Barcelos no dia 7 de dezembro de 1934, vindo de Espanha, com a intenção de fundar uma fraternidade.

“90 anos depois, os Capuchinhos esperam continuar a servir o povo de Barcelos sobretudo no ministério diário das confissões, no acompanhamento dos doentes em casa e no hospital, na pregação popular, na formação das crianças e jovens e na colaboração com os párocos vizinhos”, lê-se no sítio online da congregação religiosa em Portugal.

Os religiosos da Província Portuguesa dos Padres Missionários Capuchinhos – da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos – têm fraternidades, para além de Barcelos, no Porto e em Gondomar, em Fátima, Lisboa (Paróquia do Calhariz de Benfica), e na Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal).

Os Capuchinhos informam que as comunidades cristãs em Portugal, “cujo cuidado pastoral” lhes está confiado, vão fazer “uma coleta em favor” da sua Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado – FIPA, que atualmente está na Diocese de Bragança-Miranda, “no dia 19 de janeiro ou noutra data mais conveniente”, no âmbito do ‘Dia das Missões Capuchinhas 2025’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top