Iniciativa do Grupo «Laudato Si» cria «mais uma ponte de diálogo mesmo com os não crentes»
Barcelos, 05 set 2023 (Ecclesia) – Os Franciscanos Capuchinhos em Portugal informam que o Grupo ‘Laudato Si’, da Comunidade de Santo António em Barcelos, assinalou o início do ‘Tempo da Criação’ 2023 com um painel, colocado “em local bem visível”, em frente à igreja.
“O painel ficará exposto até à Festa de São Francisco de Assis, de modo a ajudar quem passa a refletir sobre o Dom da Criação e a necessidade de proteger todas as formas de vida. Em resposta ao que foi definido no Plano Pastoral, a Comunidade cria mais uma ponte de diálogo mesmo com os não crentes”, lê-se na publicação online.
As Igrejas e comunidades cristãs de todo o mundo estão a celebrar uma nova edição do ‘Tempo da Criação’, este ano com o tema ‘Que a Justiça e a Paz Fluam’, desde o dia 1 de setembro; Esta iniciativa que começou com uma celebração ecuménica vai terminar na festa de São Francisco de Assis, dia 4 de outubro.
Os Capuchinhos explicam que o painel, uma iniciativa do Grupo ‘Laudato Si’, foi idealizado a partir dos relatos bíblicos da Criação (Gn 1 e Gn 2), por Mariana Lourenço, e concretizado por “muitos adolescentes e jovens” que ajudaram a pintar.
A Comunidade Cristã de Santo António, em Barcelos, na Arquidiocese de Braga, está a terminar o ano pastoral e o triénio vivido sob o lema ‘Com S. António, Guardiães da Criação’, informa a Província Portuguesa da Ordem dos Franciscanos Capuchinhos, no seu sítio online.
O Papa Francisco publicou um documento social e ecológico, a encíclica ‘Laudato Si’, em 2015, e vai publicar uma segunda parte desse documento, que é uma “revisão do que aconteceu desde a COP de Paris”, no dia 4 de outubro; A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas na capital francesa, a COP 21, também se realizou em 2015.
O Vaticano, cinco anos após a publicação da encíclica ‘Laudato si’, apresentou um “manual” de aplicação desse documento, com mais de 200 recomendações em defesa do ambiente e da vida humana, no dia 18 junho de 2020.
CB