Em www.capuchinhos.org
A porta está aberta e dois frades aconselham-nos a entrar. Lá dentro encontramos um manancial de informação e formação. Referimo-nos ao site www.capuchinhos.org.
Como o tempo litúrgico do Advento está próximo situámo-nos nesta secção que propõe uma caminhada de Advento e Natal com base na Carta da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a Família.
“Em ligação com as Leituras bíblicas dos domingos e festas, «conscientes de que a família é o ponto de partida para a realização da pessoa e para a humanização da sociedade, queremos proclamar o Evangelho do matrimónio e da família e lembrar a todos que a grande missão da família é ser, na Igreja e no mundo, o rosto vivo do Deus que ama» (Carta Pastoral, 3)” – refere o texto inicial.
Cada semana, dispõe “do esquema desenvolvido para um encontro de partilha e celebração em família ou em grupo de reflexão, oração e compromisso”. “A família, lugar e meio para realizar a pessoa e humanizar a sociedade” é o tema proposto para o primeiro Domingo do Advento (28 de Novembro), tempo que nos prepara para o Natal. No Natal celebramos o nascimento de um Menino: Jesus. Ora, o nascimento de uma criança é motivo de festa para toda a família. Por isso “deve ser vivido em família unida, e celebrado em comunidade cristã solidária com as famílias” – menciona o texto.
Neste Ano da Família, “queremos preparar-nos em família para o Natal. E o melhor modo, é reflectir sobre a vocação e a missão da família, enquanto comunidade de amor onde as pessoas nascem, crescem e são iniciadas a viver em comunhão, tanto em casa como na Igreja e na sociedade”. É o sentido destes Encontros, onde haverá tempos de escuta da vida e da Palavra de Deus, diálogo, oração e compromisso.
O cibernauta encontra também outros subsídios para uma melhor vivência destes tempos litúrgicos: presépios virtuais, Museu do Presépio, S. Francisco e o Natal, Leituras Bíblicas e Tempos de Encontro Familiar. Este trabalho foi preparado por Lopes Morgado, OFMCap, para a Revista BÍBLICA de Novembro-Dezembro de 2004.
