Canonizações: Ministro dos Negócios Estrangeiros representou Portugal «em momento notável»

Cidade do Vaticano, 28 abr 2014 (Ecclesia) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, esteve este domingo no Vaticano para representar Portugal nas canonizações dos Papas João Paulo II e João XXIII, um momento que considerou “notável”.

“Sinto-me muito honrado por ter representado o Estado português nesta cerimónia, mas particularmente como católico também me senti muito tocado, João XXIII e João Paulo II foram dois grandes Papas e esta canonização foi um acontecimento notável”, disse.

Em declarações à Rádio Renascença, Rui Machete, partilhou a breve conversa que teve com o Papa Francisco, explicando que falaram “um pouco de Portugal e de Fátima” além de ter aproveitado para dizer ao Papa que ia fazer 50 anos de casados, sendo que Francisco “abençoou o matrimónio, o que foi simpático e tocante”.

“João XXIII marcou profundamente a minha vida e a vida das pessoas da minha geração. A circunstância de ele agora ser reconhecido na sua santidade marcou-me profundamente”, confessou.

Sobre João Paulo II, Rui Machete lembra que este Papa marcou “uma época diferente” porque aquilo que “ele significou do ponto de vista da posição da Igreja em relação à família e pela importância que teve nas relações internacionais, no desfazer do mito da União Soviética teve também um significado de enorme importância”.

RR/MD

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR