Assistente da Pastoral Juvenil local dá conta do entusiasmo dos mais novos e da forma como João Paulo II continua «presente na memória» de todos
Braga, 24 abr 2014 (Ecclesia) – Cerca de 400 jovens da Arquidiocese de Braga vão partir hoje para Roma, onde participarão na canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, marcada para este domingo.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre João Alves, assistente da Pastoral Juvenil de Braga, destaca o entusiasmo que caraterizou a preparação da ida ao Vaticano.
“No início estávamos a pensar no máximo 200 jovens mas as inscrições foram-se avolumando e nós tivemos um número total de 375 inscrições, aí fechámos, porque mais seria complicado em termos logísticos”, conta o sacerdote.
A partida da comitiva portuguesa, repartida por seis autocarros, está marcada para as 17h00 e pela frente os jovens terão cerca de 35 horas de caminho.
Uma jornada longa, mas que os peregrinos bracarenses, pertencentes aos diversos grupos juvenis arquidiocesanos e sobretudo aos escuteiros, farão com alegria, tendo em conta o significado que terá a cerimónia de canonização, sobretudo de João Paulo II.
O padre João Alves sublinha que Karol Wojtyla continua “presente na memória” dos mais novos, como alguém que os incentivou e continua a incentivar a “não terem medo de abrir as portas do coração a Cristo”.
A chegada da comitiva bracarense a Roma está prevista para as primeiras horas de sábado e os jovens irão ficar instalados num pavilhão a poucos quilómetros da capital italiana.
Ao meio-dia de sábado, o grupo vai visitar a Basílica de São Paulo fora muros e mais tarde rumará à Praça de São Pedro, para participar numa vigília juntamente com jovens de todo o mundo.
Esta iniciativa de oração vai prolongar-se até ao começo da Missa de canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II, presidida pelo Papa Francisco.
JCP