Prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos participou no consistório com o Papa Francisco
Cidade do Vaticano, 20 abr 2017 (Ecclesia) – O cardeal português D. José Saraiva Martins disse hoje à Agência ECCLESIA que o anúncio da canonização, em Fátima, dos beatos Francisco e Jacinta Marto é um “dia extraordinário” para a Igreja em Portugal.
“Trata-se de um dia extraordinário para a história da Igreja em Portugal, em concreto para o grande acontecimento de Fátima”, referiu o prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé), que esta manhã participou no consistório com o Papa Francisco onde foi dada ‘luz verde’ para a canonização dos pastorinhos.
“Tudo correu muito bem. O dia 13 de maio será um grande acontecimento para a História da Igreja universal”, acrescentou.
O cardeal português era responsável da Congregação para as Causas dos Santos aquando da beatificação dos irmãos Marto, em maio de 2000, e apresenta Francisco e Jacinta como “um grande modelo de santidade”.
“Estudei em profundidade a vida dos pastorinhos e cheguei à conclusão de que viveram as virtudes em grau heroico, devendo assim ser beatificados. A coisa mais interessante é que os dois pastorinhos são as duas crianças não-mártires da História da Igreja que foram beatificados e vão agora ser canonizados”, recorda.
Em relação à escolha do local, D. José Saraiva Martins sublinha que, apesar da prática corrente de distinguir as canonizações em Roma e as beatificações nas Igrejas locais, “o Papa tem de ter a liberdade de decidir de acordo com as situações”.
“Os dois pastorinhos foram beatificados em Fátima e agora são canonizados em Fátima. É um facto extraordinário”, precisa.
Para o cardeal português, este é um modo de acentuar a” importância eclesial da vida e do exemplo” dos beatos Jacinta e Francisco.
“Fátima é não só o altar do mundo, mas também a cátedra do mundo, pelo aspeto doutrinal da Mensagem de Fátima, sobretudo hoje, na celebração do centenário”, sustenta.
Em relação à reunião formal de cardeais de hoje, no Palácio Apostólico do Vaticano, D. José Saraiva Martins revela que os participantes tinham estudado a documentação recebida “quase há um mês” sobre a história de cada um dos candidatos à canonização.
O prelado português, que esteve à frente da Congregação para as Causas dos Santos entre 1998 e 2008, vai estar em Fátima nos dias 12 e 13 de maio, integrado na comitiva que acompanha o Papa Francisco na viagem a Portugal.
PR/OC