Cidade do Vaticano, 23 out 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse que “o mundo e a Igreja necessitam de jovens corajosos” numa mensagem vídeo enviada à juventude do Canadá que participou num encontro de preparação para próximo Sínodo dos Bispos, em outubro de 2018.
“O mundo e a Igreja necessitam de jovens corajosos, que não se assustam diante das dificuldades, que enfrentam as provações, mantêm os olhos e o coração bem abertos para a realidade, para que ninguém seja refutado, seja vítima de injustiças, de violências, seja privado da dignidade de pessoa humana”, afirmou o Papa.
Aos participantes do ‘Canadian National Youth Forum’, o pontífice pediu que “não deixem” que lhes roubem a juventude e “não permitam a ninguém” que pare e escureça a luz que Cristo “coloca no seu rosto e em seu coração”.
No vídeo, Francisco disse que “não levantem muros e divisão” mas que sejam “tecelões de relações” marcadas pela confiança, pela partilha, “pela abertura até os confins do mundo”.
“Venham e vejam”, convidou o pontífice, perguntando se já ouviram essa voz, se “sentiram o impulso” de colocarem-se em caminho.
“Mesmo que o caminho seja marcado pela precariedade e pela queda, Deus, rico em misericórdia, estende a sua mão para levantá-los”, referiu na mensagem vídeo transmitido num encontro organizado por duas televisões locais.
O Papa Francisco acredita que os jovens não vão ficar indiferentes à voz de quem procura liberdade, trabalho, estudo e a possibilidade de dar sentido à própria vida.
“Conto com a disponibilidade e capacidade de vocês enfrentarem desafios importantes e de ousarem o futuro para realizar passos decisivos no caminho da transformação”, acrescentou.
Francisco incentivou também os participantes do ‘Canadian National Youth Forum’ a irem ao encontro de Jesus guiados por Maria e possam responder “eis-me aqui”.
A próxima assembleia sinodal tem como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ e vai realizar-se em outubro de 2018, em Roma.
CB/OC