Campanha de Natal da Cáritas ilumina o país

Manifestação pública da operação «10 milhões de estrelas» lembra drama da pobreza infantil

Dezenas de cidades portuguesas acolhem este Sábado, dia 18 de Dezembro, a manifestação pública da operação de Natal da Cáritas, “10 Milhões de estrelas – um gesto pela Paz”, cujos fundos revertem, desta feita, em favor da população infantil.

Bernardino Silva, coordenador nacional da operação, refere à Agência ECCLESIA que o conjunto de iniciativas promovido pelas Cáritas diocesanas, “com múltiplas e diferenciadas actividades”.

Neste dias, as velas são acesas em locais públicos, procurando “sensibilizar e mobilizar a sociedade civil” para a causa da campanha natalícia.

A organização católica, prossegue Bernardino Silva, propõe “uma alternativa de solidariedade numa época em que o consumismo impera, mesmo com as dificuldades económicas verificamos um apelo à compra do supérfluo”.

A decorrer pelo oitavo ano consecutivo, o projecto consiste numa iniciativa de angariação de fundos a nível nacional, através da venda de velas pelo preço simbólico de um Euro, cujo resultado final reverte a favor dos mais necessitados.

“Apelar para a compra de uma vela como instrumento de paz e de justiça social marca a diferença num contexto de múltiplas ofertas”, refere Bernardino Silva.

Este responsável revela que já foi necessário “reforçar o stock das velas”, com encomendas superiores a 250 mil unidades.

Das verbas recolhidas com a venda das velas, 35% serão especialmente canalizadas para um projecto de apoio à pobreza infantil, em São Tomé e Príncipe; os restantes 65% serão aplicados, por cada uma das vinte Cáritas Diocesanas, em projectos nacionais.

Um centro de acolhimento infantil em Aveiro, o reforço do apoio social em Braga e em Portalegre ou um projecto de voluntariado em Coimbra são alguns dos destinos já escolhidos, a nível português.

Depois da Manifestação Pública da operação “10 Milhões de Estrelas-Um Gesto Pela Paz”, em cada diocese, a Cáritas Portuguesa convida osportuguese a acender uma vela no noite de 24 de Dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela da sua casa.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top