Campanha Agir para Desenvolver angaria 4 mil euros em 15 dias

Os primeiros resultados da campanha "Agir para Desenvolver – Projectos de Esperança" começam a nascer. Duas semanas depois do lançamento desta iniciativa, já foram angariados perto de quatro mil euros. Até ao final de Junho, a FEC espera reforçar a capacidade de ajudar as comunidades beneficiárias, em Portugal, Angola, Moçambique e Timor. O apelo está lançado, colabore!

Num primeiro balanço, Ana Patrícia Fonseca, responsável da Plataforma de Voluntariado Missionário, considera o montante já conseguido "uma quantia generosa que pretendemos que seja aumentada gradualmente, para fazer face às necessidades das comunidades em questão". Nas duas próximas semanas a Fundação Evangelização e Culturas (FEC) irá continuar a divulgar esta iniciativa junto das suas redes de contactos e também junto da comunicação social, com o objectivo de garantir que a campanha "Agir para Desenvolver – Projectos de Esperança" chegue ao maior número possível de pessoas.

Centrando-se no desenvolvimento dos povos, a campanha "Agir para Desenvolver – Projectos de Esperança", pretende apoiar dez projectos cujas acções responderão a necessidades locais específicas, diagnosticadas pelos voluntários e missionários que diariamente trabalham com as populações. As iniciativas, lançadas pela FEC, serão executadas em Angola, Moçambique, Timor-Leste e Portugal por dez organizações membros da Plataforma de Voluntariado Missionário, devendo constituir "um contributo no combate à pobreza", através da actuação em diferentes áreas, como Educação, Economia Sustentável, Apoio Social, Animação Juvenil e Saúde. O desafio proposto é que estes projectos constituam uma resposta concreta aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (OdM).

Como sublinha Ana Patrícia Fonseca, "para que as comunidades com quem trabalhamos possam ver melhoradas as suas condições de vida, sabemos que é necessário fazer um trabalho de fundo, que não resolva pontualmente situações de carência, mas que se estruture numa lógica de desenvolvimento". Para a FEC, a possibilidade de "construirmos um mundo onde cada pessoa possa viver com dignidade, é uma meta que depende da colaboração de todos". Nesta perspectiva, e para que possam tomar parte deste dinamismo solidário, os apoiantes desta causa terão apenas de escolher o(s) projecto(s) que querem apoiar e o valor do donativo que pretendem disponibilizar.

Em www.agirparadesenvolver.org estão disponíveis, em pormenor, cada um dos projectos, os seus objectivos, o público-alvo, as actividades a desenvolver, os parceiros no terreno e as necessidades específicas a que se quer responder.

A FEC "conta, na divulgação desta campanha com todos os seus amigos", conclui a responsável da plataforma de Voluntariado Missionário.

 

Plataforma de VM

A FEC gere uma plataforma que envolve cerca de cinquenta entidades portuguesas que promovem o Voluntariado Missionário, em cooperação com os Países de Língua Oficial Portuguesa (PLOP). Numa lógica de rede, é realizado anualmente um conjunto de actividades, ente as quais a formação de voluntários e de formadores, a divulgação do trabalho realizado pelas entidades associadas, a angariação de fundos para os projectos em curso e a dinamização e intercâmbio de experiências.

O movimento Voluntariado Missionário tem vindo a marcar a vida missionária em Portugal há já vinte anos, sendo hoje uma realidade consolidada. Desde 1988, mais de três mil jovens voluntários missionários integraram acções de cooperação, sobretudo nos PLOP.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top