Lisboa, 04 Jan (Ecclesia) – A Comunidade dos Carmelitas Descalços de Viana do Castelo vai começar a disponibilizar, a partir da Primavera, parte das suas instalações para dar apoio aos peregrinos que percorram o Caminho da Costa até Santiago de Compostela.
De acordo com um comunicado da congregação religiosa católica, o Albergue de Peregrinos São João da Cruz dos Caminhos, situado à saída da Ponte Eiffel, vai funcionar com duas valências.
Em regime de donativo, os peregrinos credenciados poderão usufruir de uma pequena camarata com 12 camas; em regime de pagamento e com aviso prévio, vão poder usar quartos com casa de banho privada, com capacidade para 50 pessoas.
O «Caminho da Costa», um percurso que começa no Porto e percorre o litoral do país, é uma das seis alternativas que os peregrinos portugueses têm para rumar até à cidade galega, onde, segundo a tradição, está sepultado o apóstolo São Tiago, um dos doze discípulos de Jesus Cristo.
O Albergue de Peregrinos São João da Cruz dos Caminhos, inaugurado em Dezembro último, funciona com horário de entrada às 14 horas e de saída às 9 horas.
As instalações estão também disponíveis para os peregrinos que se desloquem a pé até ao Santuário de Fátima,
Para inscrições prévias, os interessados deverão contactar o número de telefone 258 822 264 ou fazer o pedido via e-mail, em Viana@carmelitas.pt ou albergue@carmelitas.pt.
JCP