Calendário

Nov
26
Qui
Portugal: Bancos Alimentares Contra a Fome promovem campanha «para que ninguém fique sem alimento à mesa»
Nov 26_Dez 13 todo o dia

«Só com grande solidariedade e coesão será possível evitar situações de rutura social e de desespero» – Isabel Jonet

Lisboa, 26 nv 2020 (Ecclesia) – Os Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal dinamizam uma campanha solidária com vales disponíveis nos supermercados e na internet, “para que ninguém fique sem alimento à mesa”, entre hoje e 13 de dezembro.

“É fundamental a atenção aos outros e só com grande solidariedade e coesão, numa união de esforços da sociedade civil com a intervenção do Estado, será possível evitar situações de rutura social e de desespero”, afirma Isabel Jonet.

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome explica que o “impacto social das medidas decretadas para conter a propagação da pandemia foi de uma dimensão inacreditável”, colocando numa situação de pobreza “muitos milhares de pessoas que nunca imaginaram ver-se nesta situação”.

“Hoje são apoiadas mais de 60.000 pessoas, que se vieram juntar às famílias que já recebiam apoio dos Bancos Alimentares antes desta pandemia que provocou uma crise económica sem precedentes”, alerta na divulgação da nova campanha onde apelam à solidariedade dos portugueses.

Os Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal iniciam hoje a “tradicional campanha de recolha de alimentos” de inverno, até 13 de dezembro, e os donativos podem ser feitos pelo portal online – alimentestaideia.pt – ou através de vales nas caixas dos supermercados que têm um código de barras específico dos produtos.

‘À nossa mesa há sempre lugar para mais um’ é o mote da campanha do Banco Alimentar que sensibiliza os portugueses para “a partilha de alimentos com as muitas famílias que enfrentam carências alimentares todos os dias”, uma situação que foi agravada com o impacto económico e social da pandemia.

 

No contexto da pandemia Covid-19, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares promoveu a Rede de Emergência Alimentar com o objetivo de “dar uma resposta imediata às pessoas que ficaram sem trabalho ou impedidas de trabalhar”, e que se viram inesperadamente numa situação de “rutura financeira, passando a ter de enfrentar uma situação de pobreza conjuntural que, na maioria dos casos, lhes era estranha”.

Esta resposta permitiu “informar as pessoas que nunca tinham recorrido a apoio alimentar qual a forma de o obterem, disponibilizar um formulário online para pedidos de apoio, caracterizando a situação e recolhendo dados destinados a possibilitar a articulação com uma instituição à qual cada pessoa ficaria associada” e a Rede de Emergência Alimentar mobilizou também pessoas e empresas que contribuíram “com donativos ou voluntariado”.

Em 2019, os 21 Bancos Alimentares em Portugal distribuíram “23382 toneladas de alimentos – com o valor estimado de 31,7 milhões de euros -, num movimento médio de 93,5 toneladas por dia útil”, prestando assistência a 2400 instituições e os alimentos foram entregues a “perto de 380 mil pessoas com carências alimentares comprovadas”.

O Banco Alimentar em Portugal foi criado em 1991 com a missão de “lutar contra o desperdício e distribuir apoio a quem mais precisa de se alimentar”, atualmente são 21, nas zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Zona Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu.

CB

Nov
29
Dom
Évora: Novena “inédita” para preparar a Festa da Imaculada Conceição
Nov 29_Dez 8 todo o dia

Foto Agência ECCLESIA/LFS – Sé de Évora

Évora, 20 Nov 2020 (Ecclesia) – A Festa da Imaculada Conceição (8 de dezembro) vai ter, este ano, uma preparação diferente em Évora e vai ser feita, de 29 de novembro a 08 de dezembro, em cadeia pelas paróquias da cidade.

A novena preparatória desta solenidade estava a cargo das paróquias da cidade, com o patrocínio do cabido Catedralício, sendo assumido um dia por cada uma das paróquias, mas realizava-se na Sé de Évora, realça uma nota enviada à agência ECCLESIA.

Este ano, em virtude da situação pandémica, a “regra” vai ser infringida em nome da prudência, assim entendido por todos os párocos da cidade.

“Vai, pois, deixar o seu lugar próprio, a Sé, para ser celebrada um dia em cada paróquia e à hora que for achada mais conveniente para os fiéis”, refere o comunicado.

Uma novena em “cadeia de oração” que culmina, no dia 8 de dezembro, a solenidade da Imaculada Conceição, com a Eucaristia às 17h00,, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

LFS

Dez
5
Sáb
Bragança: Campanhas solidárias ajudam estudantes, famílias, reclusos e emigrantes
Dez 5 todo o dia

Bragança, 04 Dez 2020 (ECCLESIA) – As instituições sociais da Igreja e os agentes pastorais da Diocese de Bragança-Miranda procuram acompanhar todos quantos “precisam de ajuda, nomeadamente os estudantes, as famílias, os reclusos e os emigrantes” e promovem campanhas solidárias durante os tempos litúrgicos do Advento e do Natal.

Os professores e alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança estão a promover, de 01 a 18 deste mês a campanha «Natal de Proximidade», refere uma nota da Diocese de Bragança-Miranda enviada à Agência ECCLESIA.

A ação que se traduz na recolha de alimentos não perecíveis, produtos de higiene, roupa e calçado “visa educar para a solidariedade e a partilha” pois “são muitos os pedidos de ajuda que nos tem chegado”, salienta o docente Jorge Oliveira Novo.

Alunos, docentes e funcionários podem entregar os seus donativos (enlatados, massas, arroz, feijão, grão, milho, cogumelos, leite, azeite, óleo, farinha, salsichas, cereais, bolachas, gel de banho, shampoo, calçado e roupa), nas caixas que se encontram devidamente identificadas e seguras (de acordo com as normas de segurança da DGS) na sala de convívio dos alunos.

Na edição deste ano serão abrangidos 10 alunos (e respectivas famílias) do escalão A, prevendo-se a entrega dos bens, em confidencialidade, no dia 23 de dezembro.

A Reitoria e a Equipa Pastoral da Catedral de Bragança lançaram a campanha «Natal está no teu coração».

Durante o Advento, os fiéis são convidados a doar bens alimentares não perecíveis à comunidade emigrante e podem fazê-lo diariamente nos pontos de recolha existentes na Catedral.

Com o lema «Ajude-nos a oferecer esperança aos que estão privados de liberdade», o Serviço da Pastoral Penitenciária e a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda voltam a promover a campanha conjunta «Natal na Prisão».

A ação tem início no dia 5 de dezembro e consiste na «recolha de meias e sabão em barra para ajudar no combate à propagação do coronavírus e serão depois entregues como presentes simbólicos aos reclusos dos estabelecimentos prisionais de Bragança e Izeda», salienta Rui Magalhães.

Para o diretor do Serviço diocesano “mais que entregar um presente de Natal, esta campanha tem como objetivos levar a boa nova do nascimento de Jesus Cristo aos estabelecimentos prisionais do distrito de Bragança, sensibilizar a comunidade para a temática prisional, assim como sensibilizar o próprio recluso que “lá fora” as pessoas acreditam na sua recuperação”, frisa.

«Natal na Prisão» decorre até 3 de Janeiro de 2021 e pretende o envolvimento de todas as comunidades paroquiais e instituições da Diocese.

Em Alfândega da Fé, na Unidade Pastoral São Bartolomeu dos Mártires, a Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa e o Centro Social Paroquial de Picões vão avançar, entre 13 e 20 de dezembro (III e IV Domingos do Advento), com a campanha «Natal Solidário».

Trata-se de uma ação que desafia os fiéis das paróquias de Alfândega da Fé, Cabreira, Castelo, Cerejais, Eucísia, Ferradosa, Gouveia, Picões, Sendim da Serra e Valverde, a doar, no final das eucaristias, produtos alimentares e bens como vestuário e roupa de cama, às duas Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa e o Centro Social Paroquial de Picões prestam apoio diário a cerca de uma centena de pessoas, através das respostas sociais de lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.

LFS

Braga: Celebração da festa de São Geraldo em moldes diferentes
Dez 5@11:30_12:30

Braga, 03 Dez 2020 (Ecclesia) – Este ano, a festa de São Geraldo, padroeiro da cidade de Braga, celebra-se (05 de dezembro) em moldes diferentes devido à pandemia.

Por motivos relacionados com a pandemia de Covid-19 e em virtude das recentes regras da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa, este ano, a celebração “ocorre em horário e modo diferentes dos anos anteriores, com a eucaristia às 11h30, e prescindindo do habitual encontro na Capela de S. Geraldo”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A eucaristia em honra de São Geraldo será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, com a presença do cabido, o presidente da Câmara e autarcas do Concelho de Braga.

Neste dia, como é habitual, seguindo uma venerável tradição, o altar de São Geraldo é “ornamentado com frutas”.

Recorda-se que a participação nas celebrações, na Sé de Braga, está limitada ao número de lugares disponíveis, de acordo com as orientações em vigência.

LFS

Portugal: Comissão Justiça e Paz promove webinar «Viver a Economia de Francisco»
Dez 5@15:00_17:00

Lisboa, 28 nov 2020 (Ecclesia) – A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Conferência Episcopal Portuguesa, vai realizar o webinar ‘VIVER A Economia de Francisco’, entre as 15h00 e as 17h00, de 5 de dezembro.

Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a CNJP informa que o webinar – conferência online com intuito educacional – conta com os testemunhos de participantes portugueses do evento ‘Economia de Francisco’ – Rita Sacramento Monteiro, Marta Bicho, Francisco de Almeida Maia – e um diálogo com o professor Luigino Bruni, diretor científico do evento internacional promovido pelo Papa, de 19 a 21 de novembro.

Numa mensagem que marcou o encerramento do evento online ‘A Economia de Francisco’, o Papa apelou à criação de uma “narrativa económica diferente”, com a ajuda das novas gerações.

O projeto de reflexão e debate uniu economistas, empresários, empreendedores e estudantes com menos de 35 anos, de 120 países, após mais de um ano de preparação.

No final, os participantes portugueses na conferência digital ‘A Economia de Francisco’ assumiram a intenção de “criar comunidades” para dar continuidade ao evento.

O encontro mundial terminou com uma carta-compromisso pelo direito ao trabalho digno, respeito pelos pobres, investimento na educação, apoio à sustentabilidade, igualdade de oportunidades e o fim de paraísos fiscais.

A Comissão Nacional Justiça e Paz, da Conferência Episcopal Portuguesa, informa que se pode participar no webinar ‘VIVER A Economia de Francisco’, no dia 5 de dezembro, através do link da plataforma ZOOM.

CB

Covid-19: Encontro online reflete sobre namoro em tempo de pandemia
Dez 5@21:00_23:00

Leiria-Fátima, 20 nov 2020 (Ecclesia) – As dioceses de Coimbra e de Leiria-Fátima promovem no próximo dia 05 de dezembro, um encontro online para namorados, “E agora? Namorar como?”, sendo uma “oportunidade” de partilhar os desafios do namoro em tempo de pandemia.

“Temos sempre como objetivo criar laços com os namorados para fazer caminho com eles, não temos conseguido muito e unimo-nos com a diocese de Coimbra, para ver se, agora num encontro online, possa ser produtivo”, refere o padre José Augusto Rodrigues, diretor do Departamento de Pastoral Familiar de Leiria-Fátima, em declarações à Agência ECCLESIA. 

“E agora? Namorar como?” pretende ser um “serão de diálogo e partilha entre os namorados sobre as circunstâncias atuais e todas as consequências que teve no relacionamento de namoro”. 

Neste formato online pretende-se chegar ao “maior número possível” de namorados, “sem qualquer tipo de limite de participação”, “podem ser de outras dioceses ou até do estrangeiro, são todos bem-vindos”.

“Se olharmos para este universo de destinatários também eles foram atingidos e obrigados a ajustar a sua forma de viver neste tempo de pandemia”, refere o sacerdote.

As dioceses de Leiria e Coimbra unem-se mais uma vez numa atividade conjunta que “não pretende veicular ensinamentos” mas em que “as partilhas serão a riqueza do encontro”.

O encontro acontece, através da plataforma online zoom, no próximo dia 05 de dezembro, pelas 21h00, sendo necessária a inscrição

SN

Dez
6
Dom
Natal: Servas de Nossa Senhora de Fátima vão «Iluminar a casa» no Advento
Dez 6_Dez 13 todo o dia

Lisboa, 28 Nov 2020 (Ecclesia) – A Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima vão realizar, na segunda semana do Advento (06 a 13 de dezembro), uma atividade chamada «Iluminar a casa»

O «Iluminar a casa» é uma proposta de uma hora de oração pessoal durante uma semana via on-line e destina-se a jovens entre os 15 e os 30 anos, disse à Agência ECCLESIA a irmã Rita Ornelas da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.

A iniciativa tem por objetivo “um tempo de paragem durante a rotina do dia a dia, preparando assim a vinda de Jesus que quer nascer”, refere.

Todos os dias os participantes vão receber por Whatsapp um pequeno subsídio para a oração.

LFS

Aveiro: Pastoral da Saúde promove ações de formação por grupos de arciprestados
Dez 6@15:00_16:30

Aveiro, 20 out 2020 (Ecclesia) – O Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde (DDPS) de Aveiro vai promover ações de formação para os agentes deste setor, e outras pessoas interessadas, e divulgou um programa a desenvolver entre novembro e abril de 2021, pelos arciprestados.

O DDPS de Aveiro vai dinamizar as ações de formação do novo ano pastoral 2020/2021 por grupos de arciprestados, “para permitir a participação presencial, respeitando as regras de segurança da Direção-Geral de Saúde” para a pandemia Covid-19.

Os Arciprestados de Aveiro, Estarreja e Murtosa são o grupo 1  que vão reunir na igreja matriz da Paróquia da Glória (Sé, Aveiro), o segundo grupo são os Arciprestados de Sever do Vouga, Albergaria e Águeda, que têm encontros na igreja de Albergaria-a-Velha, enquanto o grupo 3 congrega Ílhavo, Vagos, Anadia e Oliveira do Bairro na sua igreja matriz.

‘Celebrar e viver a Eucaristia e demais sacramentos na fragilidade’ e ‘pessoas com deficiência: um desafio à diocese’ são o tema das ações de formação para os agentes da Pastoral da Saúde, e outras pessoas interessadas, que se vão realizar ao domingo à tarde, das 15h00 às 16h30, entre os meses de novembro e abril de 2021, divulga a Diocese de Aveiro.

CB

Dez
7
Seg
Setúbal: Diocese em festa com ordenação presbiteral
Dez 7@15:30

Setúbal, 02 Dez 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal vai ter um novo presbítero, dia 07 de dezembro, às 15h30, com a ordenação sacerdotal do diácono Cláudio Rodrigues, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Almada.

Formado no Seminário Maior de São Paulo, em Almada, Cláudio Rodrigues, tem 25 anos e cresceu na Quasi-Paróquia de S. Francisco Xavier, no Monte de Caparica e foi ordenado diácono a 8 de dezembro de 2019 na Sé de Setúbal, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A celebração de ordenação presbiteral, presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, terá uma participação restrita de convidados em virtude da situação pandémica e em rigoroso cumprimento das normas da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa.

A presença na celebração está reservada ao clero e a convidados pessoais do ordinando, podendo as comunidades acompanhar a celebração, em direto, pela redes sociais e sítio oficial da Diocese de Setúbal.

A ordenação será precedida por uma vigília de oração, no dia 4 de dezembro, pelas 21h00 na Igreja Paroquial de São Pedro em Palmela.

LFS

Dez
8
Ter
Braga: Festa da Imaculada Conceição no Santuário do Sameiro
Dez 8@11:00

Braga, 27 Nov 2020 (Ecclesia) – O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai presidir, dia 08 de dezembro, às 11h00, à celebração da Festa da Imaculada Conceição na Cripta do Santuário do Sameiro.

Na celebração, transmitida pela Rádio Renascença, vão ser admitidos “novos irmãos da Confraria do Sameiro”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Tendo em conta o sucessivo Estado de Emergência e as medidas decretadas pelo Governo, até 11 de dezembro, entre as quais o Confinamento Obrigatório a partir das 13.00 horas, o Santuário do Sameiro estará encerrado, da parte da tarde, não havendo celebrações.

LFS

Dez
9
Qua
Franciscanos: Oito encontros sobre a encíclica «Fratelli Tutti»
Dez 9 todo o dia

Torres Vedras, 19 Out 2020 (Ecclesia) – Os oito capítulos da nova encíclica do Papa Francisco, «Fratelli Tutti», vão ser comentados em oito encontros, no Convento do Varatojo dos Franciscanos, em Torres Vedras (Patriarcado de Lisboa).

A leitura documentada da encíclica é feita por frei Hermínio Araújo, OFM, guardião do Convento de Santo António do Varatojo e realiza-se todas as quartas-feiras de 28 de outubro a 16 de dezembro, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Devido à pandemia, a organização pede às pessoas que se inscrevem no evento para o espaço estar preparado.

LFS

CEP: Conselho Permanente reúne-se em Fátima
Dez 9@10:30

Fátima, 20 Nov 2020 (Ecclesia) – O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa reúne-se, dia 09 de dezembro, às 10h30, em Fátima, na Casa Dores daquele santuário.

Pelas 14h30, o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa, reúne-se com os jornalistas para partilhar os assuntos debatidos no Conselho Permanente, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa é atualmente constituído por D. José Ornelas, bispo de Setúbal (presidente da CEP); D. Virgílio Antunes (vice-presidente), bispo de Coimbra; padre Manuel Barbosa (secretário); e cinco vogais: D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa; D. Manuel Linda, bispo do Porto; D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda; o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima; e D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora.

LFS

Fratelli Tutti: Debate na UCP sobre a última encíclica do Papa Francisco adiado para 09 de dezembro
Dez 9@15:00

Lisboa, 02 Dez 2020 (Ecclesia) – O debate sobre a encíclica do Papa Francisco «Fratelli Tutti» promovido pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) que deveria realizar-se hoje (02 de dezembro) foi adiado para o dia 09 de dezembro.

Por impossibilidade do Cardeal Tolentino Mendonça, por participar nas exéquias do professor Eduardo Lourenço, e de acordo com a professora Maria Lourdes Rodrigues, a UCP informa que a sessão «Diálogos sobre a Fratelli Tutti, será adiada uma semana e vai decorrerá, às 15h00, no dia 9 de dezembro, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove dois debates (o primeiro realizou-se a 11 de novembro), através dos meios telemáticos, sobre a recente encíclica do Papa Francisco «Fratelli Tutti».

No primeiro diálogo falou a professora Joana Silva, da Católica Lisbon School of Business and Economics, e o provincial dos jesuítas, padre Miguel Almeida, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na véspera do evento serão enviados os dados de acesso ao debate.

LFS

Igreja/Sociedade: Personalidades da Igreja galardoadas pelo município de Braga
Dez 9@18:00

Braga, 30 Nov 2020 (Ecclesia) – O Município de Braga vai atribuir medalhas de mérito municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus “feitos cívicos ou méritos pessoais”, a proposta foi aprovada hoje, dia 30 de novembro, em sede de reunião do executivo municipal.

No total vão ser atribuídas 58 medalhas, no dia 9 de dezembro, numa cerimónia que irá decorrer pelas 18h00 no Altice Forum Braga, e o antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, cónego João Aguiar Campos, e o professor da Faculdade de Teologia, João Duque, e o cónego Fernando Monteiro (a título póstumo) vão ser distinguidos com medalha de grau ouro, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao nível de instituições, a Confraria do Bom Jesus do Monte; o Instituto Monsenhor Airosa e a Irmandade de Santa Cruz também vão receber a medalha grau ouro.

A medalha de Grau Honra é atribuída ao Hospital de Braga.

Este ano, devido às medidas restritivas em virtude da pandemia de Convid-19, a cerimónia não se irá realizar no dia de São Geraldo (5 de dezembro), padroeiro da cidade de Braga.

LFS

Aveiro: Diocese apresenta livro «O Mistério do Natal do Senhor»
Dez 9@21:00

Aveiro, 28 nov 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai apresentar o novo livro ‘O Mistério do Natal do Senhor – História, Celebração e Teologia numa perspetiva genética’, do padre Nuno Queirós, pelas 21h00 de 9 de dezembro, na Sé, e com transmissão online.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Aveiro informa que o bispo diocesano, D. António Moiteiro, vai apresentar o novo livro e a sessão conta com momentos musicais pelo organista Samuel Monteiro.

A investigação do padre Nuno Queirós para ‘O Mistério do Natal do Senhor – História, Celebração e Teologia numa perspetiva genética’ teve como objetivo a dissertação final de Mestrado Integrado em Teologia apresentada na Faculdade de Teologia, no Centro regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, em 2013.

O sacerdote é pároco de Fonte de Angeão, Santo António de Vagos e Soza, diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia e membro do Serviço Diocesano de Música Litúrgica; Nasceu a 22 de abril de 1984, em Santo Tirso; foi ordenado a 17 de novembro de 2013, por D. António Francisco dos Santos.

A Diocese de Aveiro informa ainda que a apresentação de vai ser transmitida online em direto da Sé de Aveiro em www.diocese-aveiro.pt e o novo livro já pode ser adquirido na Livraria Santa Joana.

CB

 

Portugal: Secretariado Nacional de Liturgia publicou «O Mistério do Natal do Senhor»