Calendário

Jun
21
Seg
Pastoral Penitenciária: Assistentes espirituais e religiosos reúnem-se para relançar trabalho no «desconfinamento pandémico»
Jun 21 todo o dia

Nova coordenação, conduzida pelo padre José Luís Gonçalves Costa, vai ser apresentada

Lisboa, 19 jun 2021 (Ecclesia) – A pastoral penitenciária vai organizar o XVI Encontro dos Assistentes Espirituais e Religiosos Católicos nos Estabelecimentos Prisionais de Portugal, no dia 21 de junho, em Fátima.

“Este encontro, organizado pela coordenação da Pastoral Penitenciária de Portugal, visa apresentar a nova equipa da coordenação nacional, bem como relançar, em contexto de desconfinamento pandémico, a presença da Igreja Católica no ambiente prisional nacional”, apresenta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O encontro, a decorrer a partir das 10h, no Hotel Santo Amaro, em Fátima, vai contar com a reflexão de Manuela Raimundo, da Direçao Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), sobre “as expetativas da assistência espiritual religiosa no pós pandemia”.

O padre Fernando Calado, capelão no Estabelecimento Prisional de Bragança, vai refletir sobre «O carisma do Assistente Espiritual e Religioso».

A abertura e encerramento do encontro está a cargo de D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal de Pastoral social e Mobilidade Humana, que acompanha a Pastoral Penitenciária.

“Como desafio, para este encontro, a palavra e a imagem bíblica que o Santo Padre dirigiu aos capelães, religiosos e voluntários dos serviços prisionais italianos, no dia 14 de Setembro de 2019, na praça de S. Pedro: “Adiante!” e Jesus Cristo com Zaqueu, que deve definir a acção das equipas da pastoral penitenciária – “Entrou na casa de um pecador!”Lc19,7”, apresenta ainda o comunicado.

LS

Jun
22
Ter
Igreja: Vaticano apresenta mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Jun 22@11:30

Cidade do Vaticano, 18 jun 2021 (Ecclesia) – O Vaticano vai apresentar o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a mensagem do Papa Francisco numa conferência de imprensa na próxima terça-feira, 22 de junho, a partir das 11h30 (menos uma hora em Lisboa).

Numa nota divulgada hoje, a Sala de Imprensa da Santa Sé informa que vão participar na conferência de imprensa o prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé), o cardeal Kevin Farrell, o responsável pela pastoral dos idosos neste organismo, Vittorio Scelzo.

Vão participar também na apresentação do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2021 e da mensagem do Papa Francisco, a presidente da Vie Montante Internationale (Movimento Vida Ascendente), Monique Bodhuin, e Comunidade de Santo Egídio, Maria Sofia Soli e Elena Liotta dos setores ‘Viva os idosos’ e ‘Jovens pela Paz’.

‘Eu estou contigo todos os dias’ (cf. Mt 28,20) é o tema do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que vai ser celebrado a 25 de julho deste ano, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

“Tem por objetivo expressar a proximidade do Senhor e da Igreja à vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia”, explicou um comunicado do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa, que anunciou a instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos a 31 de janeiro de 2021, vai presidir à Missa vespertina de domingo na Basílica de São Pedro.

“É importante que os avós se encontrem com os netos e os netos com os avós, porque como diz o profeta Joel, os avós, diante dos nossos, sonharão, terão ilusão; e os jovens, encontrando força nos avós, seguirão em frente e hão de profetizar”, declarou Francisco, na altura, no final da recitação do ângelus.

À Agência ECCLESIA, o cardeal Farrell salientou que “este é o primeiro fruto do ‘Ano da Família Amoris Laetitia’, um dom a toda a Igreja que se vai manter ao longo dos anos”.

Para fomentar a celebração deste dia nas igrejas locais e nas realidades associativas, o organismo da Santa Sé vai propor algumas ferramentas pastorais que estarão disponíveis no site www.amorislaetitia.va.

CB/PR

Sociedade: Portugal assinala os 20 anos da Lei da Liberdade
Jun 22@15:00_19:00
Sociedade: Portugal assinala os 20 anos da Lei da Liberdade

Lisboa, 14 jun 2021 (Ecclesia) – A Comissão da Liberdade Religiosa vai assinalar os 20 anos da Lei da Liberdade Religiosa no dia 22 de junho, na Fundação Calouste Gulbenkian.

A sessão começa com uma “declaração de compromisso” do Grupo do Diálogo Inter-religioso, dinamizado pelo Alto Comissariado para as Migrações, a intervenção da ministra da justiça, Francisca Van Dunnem, as mensagens do antigo presidente da República Jorge Sampaio e do cardeal-patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente e a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa.

“A Liberdade Religiosa–perspectiva histórica e internacional” é o tema para a conferência de Jónatas Machado, a que se seguem intervenções de Sousa e Brito, Jorge Miranda e André Folque sobre o tema “Lei da Liberdade Religiosa: Como nasceu e como se desenvolveu e novos desafios, novas respostas”.

Um painel sobre o tema da liberdade religiosa dinamizado pelo Grupo de Diálogo Inter-religioso antecede a sessão de encerramento, onde vão intervir o presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, a ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva (a confirmar) e o presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues.

PR

Publicações: Apresentação da obra «O que não cresce, decresce – Amor, Casamento e Família»
Jun 22@20:00

Porto, 17 jun 2021 (Ecclesia) – A obra «O que não cresce, decresce – Amor, Casamento e Família» da autoria do sacerdote jesuíta Vasco Pinto de Magalhães vai ser apresentada dia 22 deste mês, às 20h00, no CREU-IL (Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola), no Porto.

A sessão presencial conta com a presença do autor e de Dulce e João Figueiredo, autores do prefácio da obra, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O número de vagas é limitado e a presença no CREU implica uma inscrição prévia, que pode ser feita por telefone ou e-mail, todavia o evento tem transmissão online no Youtube e Facebook da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.

No livro, o padre Vasco Pinto de Magalhães procura ajudar “os noivos a pensar, a projetar o seu futuro com bases mais esclarecidas e suficientes respostas para abordar os desafios atuais ao amor humano e à família”.

O livro é publicado pela Editorial Apostolado da Oração em pleno Ano da Família, convocado pelo Papa Francisco por ocasião do quinto aniversário da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris laetitia.

LFS

Jun
23
Qua
JMJ 2023: Jovens do Porto convidam a celebrar São João na atividade mensal
Jun 23 todo o dia

 

Porto, 21 jun 2021 (Ecclesia) – A Diocese do Porto promove esta quarta-feira a sua atividade mensal de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, desafiando os jovens a escrever as tradicionais quadras sanjoaninas.

“Usa, obrigatoriamente, as palavras Porto, S. João e JMJ ou Jornada Mundial da Juventude” é o convite do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ).

As quadras podem ser enviadas para o email sdpj.porto@gmail.com até às 23h23 desta terça-feira.

A Diocese do Porto promove ainda, a 10 de julho, as audições para o coro da JMJ Lisboa 2023.

A iniciativa decorrer, pelas 09h00, no Centro Cultura Católica (Rua D. Manuel II 286, 4050-344 Porto).

OC

Viana do Castelo: Jovens assinalam o Dia JMJ com arraial dos santos populares
Jun 23 todo o dia

Viana do Castelo, 18 jun 2021 (Ecclesia) – No mês dedicado aos santos populares, o Comité Organizador Diocesano (COD) de Viana do Castelo desafia os jovens da diocese a preparar, no dia 23 de junho, o arraial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A proposta, que decorre no âmbito do Dia JMJ, é que cada jovem organize o arraial JMJ com o seu grupo de jovens ou de catequese, “levando a alegria da JMJ e dos santos populares às casas da sua paróquia”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“O modelo das bandeirinhas e bandeirolas para a grinalda da JMJ está disponível em https://jotasdeviana.blogspot.com/, assim como outras informações.

No dia 23 de junho, cada jovem é ainda convidado a partilhar o ambiente do seu arraial nas redes sociais #jotasmj23 #diajmj #JMJLisboa.

LFS

Jun
24
Qui
Fátima: Rio de Janeiro é o destino convidado do workshop de turismo religioso
Jun 24_Jun 25 todo o dia

Foto Arlindo Homem/AE

Fátima, 18 jun 2021 (Ecclesia) – A ACISO-Associação Empresarial de Ourém-Fátima vai promover o IX Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT) nos dias 24 e 25 de junho, que nesta edição escolhe a cidade de Rio de Janeiro como destino convidado.

“O Brasil tem tido cada vez mais expressão enquanto mercado emissor de turistas para Portugal e particularmente para a região de Fátima, onde tem aumentado o seu número de turistas de 26.478 em 2016 para 59227 em 2019, o que representa um crescimento de 123,68%.

Em termos de ranking de dormidas, está no terceiro lugar, sendo responsável por 5,70% das dormidas, ficando apenas atrás de Espanha e da República da Coreia”, afirma Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.

Na manhã do primeiro dia, além da sessão protocolar, decorre o painel sobre o tema “Fátima: um destino, diferentes caminhos. Caminhar em Peregrinação – Rotas e Percursos” assegurado pelo Turismo de Portugal, Centro Nacional de Cultura e Município de Ourém.

A fechar a manhã, João Caldeira Heitor, doutorado em Turismo e autor do livro “A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima” vai expor o tema “A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima – História e Impacto das Suas Peregrinações”.

Em estreita ligação com o Politécnico de Leiria, sob a coordenação da investigadora Graça Poças Santos, às 15h00, realiza-se o Seminário “Impactes e desafios da Covid-19 nos fluxos de peregrinação e de turismo religioso”, com oradores da Argentina, Brasil e Portugal.

Para a presidente da ACISO, a “forte religiosidade do povo brasileiro e a grande devoção a Nossa Senhora de Fátima, fazem com que Fátima conste no roteiro de quase todo o turista brasileiro que se desloque à Europa”.

De acordo com um comunicado de imprensa a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, confirmou a sua participação online no IX IWRT.

A sessão de abertura do IX IWRT decorrerá na manhã do dia 24, a partir das 09h00, no Santuário de Fátima, com transmissão online em www.iwrt.pt.

LFS/PR

Jun
25
Sex
Porto: Diocese assinala Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem
Jun 25 todo o dia

 

Porto, 04 jun 2021 (Ecclesia) – A Reitoria do Santuário e a Confraria do Monte da Virgem Imaculada promovem a 25 de junho a celebração da Festa Litúrgica de Nossa Senhora do Monte da Virgem.

A data evoca os 116 anos da bênção da primeira pedra do Monumento à Imaculada, ocorrendo então a primeira peregrinação, presidida por D. António Barroso, bispo do Porto, a 25 de junho de 1905.

O programa celebrativo inclui uma Missa presidida por D. Manuel Linda, bispo do Porto, pelas 11h00.

OC

Porto: Bispo manifesta intenção de revalorizar espaço do Monte da Virgem, com nova igreja

Açores: Clero das ilhas de São Miguel e de Santa Maria renova promessas sacerdotais
Jun 25@12:00

Angra do Heroísmo, Açores, 09 jun 2021 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir à Missa de renovação das promessas sacerdotais do clero da Vigararia Nascente – das ilhas de São Miguel e de Santa Maria – no dia 25 de junho, em Ponta Delgada.

“Dada a importância desta celebração para cada um de nós na edificação de um presbitério que se quer mais unido e em comunhão, peço que tudo faça para poder participar”, escreveu D. João Lavrador, numa carta enviada aos sacerdotes.

O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que o clero da Vigararia Nascente, que integra as oito ouvidorias da ilha de São Miguel e uma de Santa Maria, “com perto de meia centena de sacerdotes”, vai renovar as promessas sacerdotais, às 12h00 locais (mais uma em Lisboa), do próximo dia 25 de junho, na igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.

Este é um gesto que ocorre habitualmente na Missa Crismal, que precede o início das celebrações do Tríduo Pascal, mas que, nos Açores, se celebra em dias alternados e de forma descentralizada por causa da “geografia e a descontinuidade do território insular”; Devido ao pico da pandemia em São Miguel esta celebração esteve agendada para a segunda-feira da Semana Santa mas foi cancelada por questões sanitárias.

A celebração presidida pelo bispo de Angra vai realizar-se no final do Conselho Presbiteral, que tem lugar de 21 a 24 de junho, no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, indica ainda o sítio online ‘Igreja Açores’.

CB

Braga: «Projecto Homem» promove conferência sobre economia social
Jun 25@18:00_19:00

Braga, 16 jun 2021 (Ecclesia) – O «Projecto Homem – Braga» está a promover um ciclo de conferências sobre “30 anos e depois?” e a próxima, dia 25 deste mês, às 18h00, tem como tema “Economia social, como pedra angular da solidariedade e inclusão na Europa”.

A iniciativa, em formato online através da plataforma Zoom, conta com intervenções dos deputados no Parlamento Europeu, Isabel Estrada Carvalhais e José Manuel Fernandes, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No Webinar que se realiza também no âmbito da celebração do Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas, os oradores vão falar sobre “a importância da economia social na proteção de populações em situação de vulnerabilidade social, nomeadamente, as com comportamentos aditivos e dependências”, lê-se.

LFS 

Vida Consagrada: Carmelitas propõem três dias de «Retiro Musical»
Jun 25@18:30_Jun 27@13:00

Lisboa, 05 jun 2021 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas propõe a iniciativa “Retiro Musical”, nos próximos dias 25 a 27 de junho, no Convento de Avessadas ou em formato online.

“A música, a Palavra e o silêncio. Alimento e meios privilegiados para o encontro com Deus num retiro musical. A beleza natural de Avessadas será o ambiente de fundo para este caminho de interioridade que os santos carmelitas conhecem tão bem. Por isso, eles serão nossos companheiros especiais neste fim-de-semana”, pode ler-se no sítio online.

O retiro tem a orientação do padre João Rego e consta de momentos de meditação musical e oração pessoal.

Aberto a todos, o retiro tem uma inscrição, com um custo de 10 euros, e ao qual acresce as despesas de alojamento, e deve ser feita através do e-mail ce@carmelitas.pt ou pelo telefone 255 538 150.

SN

Jun
26
Sáb
Igreja/Cultura: Na «Brotéria» dialoga-se sobre fotografia, imagem e som
Jun 26@16:00

Lisboa, 16 jun 2021 (Ecclesia) – A revista «Brotéria» da Companhia de Jesus está a promover um ciclo de conversas sobre «Uma mística da fragilidade» e o diálogo do dia 19 deste mês tem como tema «A composição do imaginário no trabalho com fotografia: lugares do real e lugares inventados»

A conversa do dia 19 deste mês realiza-se no pátio da Brotéria, em Lisboa, às 16h00, e tem como intervenientes o padre João Norton de Matos SJ e os artistas plásticos Duarte Amaral Netto e Carla Cabanas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com os trabalhos «The End of an Ear» e «In an Infinite Blow», Duarte Amaral Netto e Carla Cabanas exploram “o lugar do imaginário e as narrativas da melancolia através da imagem fotográfica estática e em movimento”, lê-se.

Com moderação de João Norton de Matos SJ, a conversa tenderá para as temáticas da viagem, do sentir, e da própria matéria da existência humana.

Uma semana depois, também à mesma hora e no mesmo local, o diálogo gira em torno do «Som e imagem em movimento, o absurdo e o místico na fotografia».

Virgílio Ferreira (diretor artístico da BFP), Alexandre Delmar (artista plástico) e Isabel Capeloa Gil (reitora da UCP) são os intervenientes desta conversa no dia 26 de junho.

LFS

Publicações: Obra «Utopia Global do Espírito Santo» é apresentada em Alenquer
Jun 26@16:00

Lisboa, 15 jun 2021 (Ecclesia) – A obra «Utopia Global do Espírito Santo» é o resultado do congresso internacional sobre o Espírito Santo e vai ser apresentada dia 26 de junho, às 16h00, na Igreja da Misericórdia, em Alenquer.

A apresentação das atas do congresso, em três volumes, tem como título «Utopia Global do Espírito Santo» e vai ser apresentada por Guilherme d´Oliveira Martins e D. Duarte Nuno de Bragança, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

A iniciativa conta também com a inauguração, às 17h30, da exposição «Espírito Santo Migrante», no Convento de São Francisco naquela localidade do Patriarcado de Lisboa.

LFS

Porto: Alunos do curso de Música Litúrgica do CCC dão concerto final
Jun 26@21:30

Porto, 18 Jun 2021 (Ecclesia) – Na Igreja de Nossa Senhora da Maia, Porto, vai realizar-se, dia 26 deste mês, às 21h30, o concerto final dos alunos do curso de Música Litúrgica, lecionado no Centro de Cultura Católica (CCC).

Neste concerto participam os alunos da classe de órgão de Tiago Ferreira e da classe de direção coral de Daniel Ribeiro, que vão dirigir “um pequeno coro da mesma classe”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O concerto é um momento de abertura da Escola à comunidade diocesana e também pelos “frutos do trabalho dos alunos, se pode conhecer a formação oferecida pela escola e a sua potencial repercussão nas comunidades da Diocese do Porto”, lê-se.

O coro que integra todos os alunos do Curso de Música Litúrgica não participa no concerto porque viu a sua atividade “muito condicionada ao longo do ano letivo em razão da pandemia”.

LFS

Jun
27
Dom
Angra: Bispo diocesano preside à ordenação de três sacerdotes a 27 de junho
Jun 27 todo o dia

Angra do Heroísmo, 11 jun 2021 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir, no dia 27 de junho, à ordenação de três sacerdotes para a diocese açoriana.

“O Senhor Jesus Cristo concede à Igreja diocesana de Angra a graça de três novos sacerdotes”, escreve D. João Lavrador, numa nota pastoral para as comunidades católicas, sublinhando que este facto “deve despertar” a alegria de todos os diocesanos e levá-los a assumir o compromisso que deriva “da descoberta vocacional de cada batizado”.

“Perante a celebração tão significativa e profunda como é a ordenação sacerdotal, a comunidade cristã e cada batizado não poderão ficar em meros espectadores”, acrescenta.

O bispo de Angra destaca que esta é uma oportunidade para o despertar vocacional, sobretudo dos jovens, “ sintonizando com os problemas, sofrimentos, esperanças e alegrias dos homens de hoje.

No final da nota pastoral, divulgada pelo portal ‘Igreja Açores’, D. João Lavrador agradece às famílias dos futuros sacerdotes e às paróquias que os despertaram para a vida sacerdotal, elogiando ainda o Seminário Episcopal que, “ com grande generosidade, confiança e sacrifício, forma os sacerdotes para este tempo e para esta sociedade”.

Os futuros sacerdotes – Jorge Sousa (Ponta Garça-Ouvidoria de Vila Franca do campo); João Silva (Mosteiros- Ouvidoria de Ponta Delgada) e António Santos (Furnas- Ouvidoria da Povoação) – frequentam o sexto ano do Seminário e foram ordenados diáconos a 8 de dezembro de 2020.

OC