Calendário

Mar
5
Sex
Vaticano: Sala de Imprensa divulgou o programa da viagem do Papa ao Iraque
Mar 5_Mar 8 todo o dia

«Sois todos irmãos», é o lema da visita de Francisco ao país do Médio Oriente, de 5 a 8 de março

Cidade do Vaticano, 08 fev 2021 (Ecclesia) – A Santa Sé divulgou hoje o programa da viagem do Papa Francisco ao Iraque e estão previstos quatro discursos, duas homilias, oração do Angelus e uma oração inter-religiosa, encontros e viagens pelo país, de 5 a 8 de março.

A 33ª Viagem Apostólica fora da Itália do Papa e a primeira desde o início da pandemia, é um convite da República do Iraque e da Igreja Católica local, onde vai visitar Bagdad, Najaf, a planície de Ur, ligada à memória de Abraão, a cidade de Erbil, Mosul e Qaraqosh na planície de Nínive.

Segundo o programa divulgado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco aterra no Aeroporto Internacional de Bagdad na tarde de 5 de março onde vai ter à sua espera uma receção oficial e um encontro com o primeiro-ministro do Iraque, na Sala VIP do aeroporto.

Depois, o Papa tem dois encontros oficiais no Palácio Presidencial de Bagdad – com o presidente da república e com as autoridades, a sociedade Civil e o corpo diplomático – e ainda vai encontrar-se com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas na Catedral Sírio-Católica de ‘Nossa Senhora da Salvação’.

No segundo dia de visita ao Iraque, no sábado 6 de março, Francisco viagem de avião para Nassiriya onde vai participar num encontro inter-religioso na Planície de Ur, e para onde está previsto discursar, mas, antes, para em Najaf para uma visita de cortesia ao grande aiatola Sayyid Ali Al-Husaymi Al-Sistani.

De regresso à capital do Iraque, vai celebrar a Missa na catedral caldeia de ‘São José’, na tarde de sábado.

O Papa começa o dia seguinte, domingo, com uma viagem também de avião para Erbil e na região autónoma do Curdistão Iraquiano vai encontra-se com autoridades civis e religiosas no aeroporto local; Depois viaja de helicóptero para Mosul e na Praça da igreja faz uma Oração de Sufrágio pelas vítimas da Guerra.

Ainda na manha do dia 7 de março, Francisco encontra a comunidade de Qaraqosh na igreja da “Imaculada Conceição” onde faz um discurso e reza a oração do Angelus; Na parte da tarde, vai celebrar a Eucaristia no Estádio “Franso Hariri”, em Erbil.

No último dia da 33ª Viagem Apostólica fora da Itália e a primeira desde o início da pandemia, o programa do Papa prevê apenas a cerimónia de despedida, na manhã do dia 8 de março, no Aeroporto de Bagdad, antes de regressar a Roma.

‘Sois todos irmãos’, do Evangelho de São Mateus, é o lema da visita de Francisco ao Iraque; O logotipo, com o lema escrito em árabe, curdo e caldeu, mostra o Papa num gesto de saudação ao país do Médio Oriente, representado por um mapa, uma palmeira os rios Tigre e Eufrates, uma pomba branca, com um ramo de oliveira no bico, a voar sobre as bandeiras da Santa Sé e da República do Iraque.

CB

 

Iraque: Visita do Papa mostra o lugar da comunidade cristã do Iraque para a Igreja universal

Mar
8
Seg
Angra: Pastoral Juvenil promove ciclo de formação «Capacita-te»
Mar 8 todo o dia

Angra, 22 Jan 2021 (Ecclesia) – A equipa da pastoral juvenil da Diocese de Angra (Açores) desenvolveu um ciclo de formação que visa capacitar jovens e adultos “para lidar e desafiar público mais jovem e ajudá-los a crescer e amadurecer na fé”.

A formação intitulada «Capacita-te» é composta por seis módulos: “A Pastoral Juvenil”; “Habitar a condição juvenil: ser jovem hoje”; “Como te podes tornar agente da Pastoral Juvenil”; “Agente, constrói a tua casa na rocha”; “Espiritualidade juvenil” e “Envio”, lê-se no site da pastoral juvenil.

A iniciativa decorre nas datas 25 de janeiro, 8 e 22 de fevereiro, 8, 15 e 22 de março exclusivamente online.

Todos os módulos têm duração prevista de uma hora de exposição e no final, de forma facultativa, prevê-se trinta minutos para discussão e questões.

LFS

CONFHIC: Franciscanas Hospitaleiras promovem Semana Vocacional nos 150 anos de fundação
Mar 8 todo o dia

Lisboa, 02 mar 2021 (Ecclesia) – A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) inicia hoje uma Semana Vocacional, a nível internacional, integrada na celebração dos 150 anos de fundação da congregação.

De origem portuguesa, a CONFHIC está hoje em 16 países e foi fundada pela beata Maria Clara do Menino Jesus e Padre Raimundo dos Anjos Beirão a partir do lema da hospitalidade “Fazer o bem onde houver o bem a fazer”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Fundada em 1871, a CONFHIC está a celebrar 150 de existência ao longo de um Ano Jubilar, que iniciou no dia 3 de maio de 2020 e vai terminar no mesmo dia deste ano de 2021.

Apesar da Covid não ter permitido “a realização de alguns eventos sonhados”, as equipas a nível internacional promoveram eventos online, que estão publicados na página da internet da congregação, em www.confhic.com, e no respetivo canal no YouTube.

A Semana Vocacional começa no dia de aniversário de ordenação sacerdotal do padre Beirão, 2 de março, e termina no dia seu aniversário natalício, 8 de março, e propõe a oração do Rosário destacando a “figura de um santo que está na essência da sua espiritualidade, como referências vocacionais: Maria de Nazaré, José de Belém, Francisco de Assis, Clara de Assis, Isabel da Hungria, Libânia de Lisboa e Raimundo de Lisboa”.

“Um momento orante  intercultural como forma dos jovens e amigos estarem  unidos à oração que eleva a Congregação  ao Deus que chama num tempo inédito que  precisa de corações generosos e livres para O seguirem para onde quer que Ele indique”, refere o comunicado da CONFHIC.

A CONFHIC refere a celebração do ano jubilar está a ser “vivido num tempo único mas muito próximo aos tempos que viveram os Fundadores  no século XIX, em Lisboa, onde grassavam  as epidemias que os levaram a acolher  crianças e idosos mais vulneráveis, nas bermas das ruas da cidade e a desejarem ter uma casa grande para a todos acolher”.

“150 Anos a Iluminar e a Aquecer” é o lema para assinalar os 150 anos de fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e o título do hino das várias celebrações.

PR

Igreja/Saúde: Juventude Hospitaleira celebra o dia do «pai da hospitalidade»
Mar 8 todo o dia

Lisboa, 02 Mar 2021 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira (JH) vai celebrar, dia 08 deste mês, o dia do Pai da Hospitalidade, São João de Deus.

Para este mês, a JH propõe também para o dia 13 de março um retiro quaresmal hospitaleiro e no dia seguinte a atividade «(en)Fia-te em casa», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

No dia 27 de março, a Juventude Hospitaleira realiza “Via Sacra Internacional no âmbito das atividades relacionadas com a JMJ Lisboa 2023”, realça.

A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.

LFS

Lisboa: Instituto Diocesano da Formação Cristã promove cursos de «Mensagem Cristã»
Mar 8 todo o dia

Foto ECCLESIA/LFS – Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Lisboa, 08 Fev 2021 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) do Patriarcado de Lisboa tem abertas as inscrições do segundo semestre para os cursos de Mensagem Cristã.

Os cursos E-Learning oferecem “uma formação básica na fé cristã para todos aqueles que desejam aprofundar a sua fé, preparar-se para uma ação pastoral qualificada nas suas comunidades locais e ser uma presença testemunhal na sociedade em que vivem”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ao todo são quatro cursos que têm precedência: «Mensagem Cristã I – Revelação e Fé»; Mensagem Cristã II – Bíblia e Jesus Cristo»; «Mensagem Cristã III – Igreja e Sacramentos» e «Mensagem Cristã IV – Moral Cristã».

Para o primeiro curso, as inscrições estão abertas até 22 de fevereiro e as aulas começam a 08 de março e para os restantes até 28 de fevereiro e o começo está marcado para 15 de março.

LFS

Quaresma: Padre Alberto Brito orienta recoleção para o clero de Évora
Mar 8 todo o dia

Foto Agência ECCLESIA/LFS

Évora, 05 Mar 2021 (Ecclesia) – O sacerdote jesuíta Alberto Brito orienta a recoleção quaresmal, através da plataforma Zoom, ao clero da Arquidiocese de Évora.

No dia 8 de março será para os presbíteros, com início às 10h00 e termo às 12h30, e no dia 12 será para os diáconos permanentes, entre as 18h30 e as 20h00, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda no dia 8 de março, às 15h00, D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, fará uma leitura pastoral sobre o Diretório da Catequese, que se destina a todo o Clero (Presbíteros e Diáconos).

LFS

Coimbra: Cáritas diocesana promove tertúlia «Vozes no feminino»
Mar 8@14:30

Coimbra, 04 Mar 2021 (Ecclesia) – O projeto «TriploD» da Cáritas Diocesana de Coimbra vai organizar, dia 08 de março, uma tertúlia subordinada ao tema «Vozes no Feminino».

O evento que vai decorrer em modelo online, a partir das 14h30, pretende ser um espaço de “discussão pública”, com o objetivo de refletir “num ambiente informal sobre o papel das mulheres e o seu envolvimento na participação em processos de decisão e de liderança nos seus locais de trabalho, destacando mulheres com um papel importante nas áreas da inovação e empreendedorismo”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao longo das últimas décadas, o papel da mulher na sociedade ocidental, tem “sido determinante para o desenvolvimento social, económico, tecnológico, na educação e em muitas outras áreas”, salienta a nota.

A mulher passou a assumir um lugar “marcante na sociedade, com novas liberdades, possibilidades e responsabilidades, esbatendo as desigualdades entre géneros”.

Esta tertúlia pretende dar voz “a mulheres inspiradoras que, no decurso da sua experiência profissional e pessoal, se tenham destacado e possam contribuir para promover a disseminação de boas práticas”.

A iniciativa é destinada a estudantes, profissionais e comunidade em geral mas requer inscrição.

LFS

Lisboa: Instituto Diocesano da Formação Cristã comemora aniversário da «Laudato Si»
Mar 8@18:30_19:45

Lisboa, 24 Fev 2021 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa promove um curso online com sete sessões para comemorar o quinto aniversário da Laudato Si.

A atividade «O sonho de um mundo novo e de uma nova humanidade: no 5º Aniversário da Laudato Si’» realiza-se nos dias 1, 8, 15 e 22 de março e 12, 19 e 26 de Abril e é orientada pelo professor da Universidade Católica Portuguesa, Juan Ambrosio, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Um itinerário de reflexão, em sete encontros, no qual se destaca as principais linhas com que se constrói este ‘sonho’ que Papa Francisco partilha e convoca os cristãos.

Cada aula tem a duração de 01h15 e começa às 18h30 e as inscrições podem realizar-se até ao dia 25 de fevereiro.

LFS

Igreja/Sociedade: A ação da Cáritas Diocesana de Coimbra é tema de debate
Mar 8@21:30_23:00

Coimbra, 04 Mar 2021 (Ecclesia) – A ação da Cáritas Diocesana de Coimbra é tema de debate, dia 08 deste mês, entre as 21h30 e as 23h00, no ciclo de conversas «Confinando Conversando».

A iniciativa é promovida pela vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Madalena Abreu, e surge de uma intenção “de ouvir as pessoas de todas as freguesias de Coimbra, numa época em que falham as reuniões presenciais”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, professor Manuel Antunes, e o diretor geral da instituição, Carlos João Diogo, são os intervenientes na conversa que conta também com a promotora do evento.

Os interessados em participar poderão ingressar nesta reunião através do link da plataforma zoom https://us04web.zoom.us/j/72590476214?pwd=SkU5YStHS1A4VGp4bm1nd2VRQW5UQT09

LFS

Mar
9
Ter
Leiria: Escola diocesana promove curso online sobre a encíclica «Fratelli Tutti»
Mar 9@21:00_22:00

Leiria, 19 Fev 2021 (Ecclesia) – O Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima vai promover o curso online «Todos irmãos: o desafio da fraternidade e amizade social à luz da Carta Encíclica Fratelli Tutti».

A iniciativa vai ter 08 sessões que vão ser conduzidas pelo padre franciscano Sérgio Góis, membro da comunidade do Convento de São Francisco de Leiria, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

O ritmo dos encontros será quinzenal, às terças-feiras, das 21h00 às 22h00, nas seguintes datas: 23 de fevereiro; 09 e 23 de março; 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio e 8 de junho.

No dia 4 de outubro de 2020 o Papa Francisco publicou a Encíclica «Fratelli Tutti», que tem como temática central a fraternidade e amizade social.

Nesta Encíclica o Papa Francisco recorda “o grande projeto da fraternidade universal a que todos somos chamados e o compromisso que cada um de nós tem de construir o bem e contribuir para o desenvolvimento integral do próximo”, lê-se.

LFS

Quaresma: Ordinariato Castrense promove conferências sobre a «Fratelli Tutti»
Mar 9@21:30

Lisboa, 10 Fev 2021 (Ecclesia) – O Ordinariato Castrense vai promover, a partir de quarta-feira de Cinzas e todas as terças feiras da Quaresma, às 21h30, encontros semanais via telemática que visam aprofundar a mensagem da Encíclica «Fratelli Tutti».

Nos encontros, intitulados «Quaresma em caminho com a “Fratelli Tutti», os convidados vão fazer uma reflexão sobre um tema da encíclica do Papa Francisco que depois será objeto de diálogo, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, é o primeiro conferencista, dia 17 de fevereiro, que vai abordar o tema «Introdução à Fratelli Tutti, enriquecida com alguns testemunhos de quem já leu e refletiu sobre o documento. Introdução (1-8)».

«As sombras de um mundo fechado (9-55)» e «Um estranho no caminho (56-86)» são os ângulos de abordagem, dia 23 deste mês, pelo capelão Borges da Silva.

Graça Franco vai refletir, dia 02 de março, sobre «Pensar e gerar um mundo aberto (87-127)» e, uma semana depois, o major general Vieira Borges analisa «Um coração aberto ao mundo inteiro (128-153)» e «A política melhor (154-197)».

Os graduados das Forças Armadas, Reis Mateus, Costa Canas e Pedro Clemente são os preletores das últimas três conferências que têm no centro da reflexão «Diálogo e amizade social (198-224)»; «Percursos de um novo encontro (225-270)»; «As religiões ao serviço da fraternidade no mundo (271-287)» e «O contributo da Fratelli Tutti para a construção de uma sociedade mais fraterna e de um mundo mais justo e ecológico».

As conferências são transmitidas na rede social Facebook do Ordinariato Castrense e também nos vários ramos das Forças Armadas e de Segurança.

LFS

Mar
10
Qua
«Economia de Francisco»: Conjunto de encontros online “Do Desafio ao Compromisso”
Mar 10@8:30_9:30

Setúbal, 27 Jan 2021 (Ecclesia) – O Núcleo de Setúbal da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores) vai organizar, através do grupo “Cristo na Empresa”, entre janeiro e junho de 2021, um conjunto de encontros online sob o mote “Do Desafio ao Compromisso”.

No dia 10 de fevereiro, através da plataforma Zoom, das 08h30 às 09h30, o tema a abordar é «Trabalhar e Cuidar» e no mês seguinte, também no dia 10 e à mesma hora, a reflexão anda em torno de «As mulheres na Economia», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O itinerário de reflexão e partilha pretende “desafiar os empresários de Setúbal a confrontarem-se com os temas propostos pela Economia de Francisco e a incluírem-nos na sua tomada de decisão e na gestão da sua empresa” lê-se

A proposta “Do desafio ao Compromisso” pretende ser “um elemento motivador de mudança para que os empresários assumam compromissos de gestão e que se traduzam em estratégias concretas e reais”.

A atividade é uma resposta ao apelo lançado pelo Papa Francisco, em março de 2020, que pedia aos jovens economistas e empresários para “re-animar a economia!”, a estudar e a “pôr em prática uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não devasta.”

Os jovens responderam positivamente ao apelo do Papa, mostrando que estão disponíveis para ajudar a construir um modelo de crescimento económico em que “o respeito pelo meio ambiente, o acolhimento da vida, o cuidado da família, a equidade social, a dignidade dos trabalhadores e os direitos das gerações futuras são harmonizados com progresso, rentabilidade, sustentabilidade empresarial e lucro.”

LFS

UCP: Católica promove «Open Day Nacional»
Mar 10@10:00_19:00

Ajudar na escolha do curso universitário é o objetivo da iniciativa online, que decorre dia 10 de março

Lisboa, 07 mar 2021 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa promove no próximo dia 10, a terceira edição do “Open Day Nacional”, em formato online, com o tema “Católica e Talento para o Futuro”, para ajudar os jovens na escolha do curso superior.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o “Open Day Nacional da Católica” decorre durante todo o dia e é apresentado como um evento que “visa ajudar os jovens do ensino secundário na importante decisão de escolha do seu curso universitário e da faculdade onde vão estudar”.

“Entre as 10h00 e as 19h00, estes jovens e/ou as suas famílias, podem falar diretamente com os representantes das 16 Faculdades da Católica, nos balcões virtuais da plataforma digital utilizada para o evento”, refere o comunicado.

A UCP indica que o evento principal do “Open Day Nacional” vai decorrer às 16h30, com a participação da reitora da instituição, Isabel Capeloa Gil, alunos da Católica e profissionais de várias áreas que estudaram em diferentes faculdades.

Para participar no “Open Day Naional” da UCP é necessário fazer uma inscrição através do endereço: http://catolicaopenday.ucp.pt/.

Lisboa: Centro de Reflexão Cristã presta homenagem a Luís Salgado de Matos
Mar 10@18:30

Foto Agência ECCLESIA/LFS – Luis Salgado Matos

Lisboa, 02 Mar 2021 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) vai realizar, dia 10 de março, às 18h30m, uma homenagem ao historiador Luis Salgado Matos, falecido recentemente.

O encontro, através da plataforma Zoom, pretende ser um “momento de partilha e evocação da memória de uma vida cristã, corajosa, vibrante e inspiradora”, realça a nota enviada à Agência ECCLESIA.

Luís Salgado de Matos (1946-2021) foi vice-presidente da direção do CRC entre 2014 e 2019, e desde 2019 membro do conselho consultivo.

Para participar tem clicar em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82288861966 e o ID da reunião é 822 8886 1966.

LFS

Quaresma: Comunidade da Capela do Rato organiza caminho quaresmal «Do claustro para o mundo, do mundo para o claustro»
Mar 10@19:00_20:00

Encontros querem refletir sobre jejum, oração e caridade com o testemunho de experiências religiosas ou monacais

Lisboa, 22 fev 2021 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato vai organizar ao longo da Quaresma três encontros temáticos com o tema «Do claustro para o mundo, do mundo para o claustro. Comunhão solidária de esperanças e angústias».

“Através de uma dinâmica de testemunhos e partilha de experiências, procura-se estimular uma imaginação criativa da tradicional prática penitencial do jejum, da esmola (caridade) e da oração”, explica uma nota publicada no site da capela Nossa Senhora da Bonança, em Lisboa.

Os três encontros, com formato online, vão ser marcados pelos testemunhos de pessoas integradas em “comunidades religiosas/monásticas, procurando estabelecer pontos de convergência entre a vida religiosa em comunidade e o atual contexto das nossas famílias em confinamento”.

O primeiro encontro está marcado para o dia 3 de março, pelas 19h, «Era estrangeiro e me acolheste», vai contar com o padre Ermanno Savarino, da comunidade religiosa dos padres da Consolata, que residem no Cacém, para dar conta da experiência de acolhimento de pessoas refugiadas, abrindo espaço para “o diálogo prático intercultural e inter-religioso”.

No dia 10 de março o monge Carlos Antunes, do Mosteiro Cisterciense do Sobrado, na Galiza, com o tema «Nem só de pão vive o ser humano», vai testemunhar como se vive “o jejum como espaço para a hospitalidade”.

O último encontro, «Entra no teu quarto e reza em segredo», agendado para 17 de março, às 19h, vai contar com a irmã Maria do Carmo Tovar, monja beneditina do Mosteiro de Santa Escolástica, em Roriz, que vai falar sobre “a experiência orante na fecundidade do silêncio e da solidão”.

Os encontros, sempre às 19, vão ser transmitidos via zoom, através do link https://us02web.zoom.us/j/87362935350?pwd=YlBacmFDZm8xZGM2Rjd3U3NoYkhiQT09 e estarão disponíveis nas redes sociais e no site da Capela do Rato.

LS