Calendário

Set
22
Ter
Publicações: Lançamento de novo livro do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga
Set 22@10:00

Braga, 10 Set 2020 (Ecclesia) – O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, escreveu um novo livro «Caminhos de Esperança» que vai ser lançado a 22 deste mês, às 10h00, no Espaço Vita naquela cidade.

«Caminhos de esperança» reúne as homilias do Arcebispo de Braga, resultado das eucaristias a que presidiu diariamente às 18h00 e ao Domingo às 11h00 na capela do Paço Arquiepiscopal de Braga, durante os meses de março e abril, lê-se na rede social facebook do «Diário do Minho»

Este evento é organizado pela Livraria «Diário do Minho» e Arquidiocese de Braga.

LFS

Bragança: Comissão Justiça e Paz propõe reflexão sobre doutrina social da Igreja
Set 22@20:30

Foto Diocese de Bragança-Miranda

Bragança, 11 Set 2020 (Ecclesia) – A Comissão Justiça e Paz da Diocese de Bragança-Miranda vai promover, dia 22 deste mês, às 20h30, uma videoconferência sobre doutrina social da Igreja.

Com o título «Sabe o que a Igreja Católica faz por si?», esta iniciativa decorre na plataforma “Zoom” e terá como orador o padre José Manuel Pereira de Almeida, professor de Teologia Moral na Universidade Católica Portuguesa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade faz parte de um conjunto de reflexões que este organismo diocesano pretende levar a efeito até ao final do ano litúrgico-pastoral.

Os interessados em participar na videoconferência devem enviar e-mail para cjusticaepaz@gmail.com, com os seguintes dados: nome completo, cargo/profissão e instituição, movimento ou serviço a que pertence, e aguardar que a organização lhe envie o link de acesso.

LFS

Set
24
Qui
Media: Secretariado Nacional das Comunicações Sociais promove participação alargada em jornadas online
Set 24_Set 25 todo o dia

Terminam esta segunda-feira as inscrições para os trabalhos que abordam setores como informação, assessoria, produção e partilha de conteúdos digitais

Lisboa, 21 set 2020 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), da Igreja Católica em Portugal, vai promover as suas jornadas anuais, a 24 e 25 de setembro, através das plataformas digitais, incentivando à participação de dioceses, paróquias, congregações religiosas e movimentos.

“As inscrições estão abertas a todos e a participação de cada um fará toda a diferença. Mais do que nunca, parece-nos que não podemos passar ao lado da comunicação. Por isso, desafiamos de um modo particular as dioceses, paróquias, congregações religiosas, movimentos e todos os que não desistem de anunciar o Evangelho, a inscreverem-se nestas Jornadas”, escreve Isabel Figueiredo, diretora do SNCS.

A responsável destaca as transformações trazidas pela pandemia de Covid-19, à Igreja e à sociedade, com impacto na comunicação.

“Como continuar a contar o mundo? Como ajudar as empresas a comunicar? Como transformar momentos físicos em eventos on-line, capazes de chegar a todos? E os mais novos, que lugar têm neste comboio de alta velocidade que procura novos destinos?”, assinala a diretora do SNCS.

Os trabalhos iniciam-se com uma conferência do cardeal português D. José Tolentino Mendonça, bibliotecário e arquivista da Santa Sé.

A iniciativa, através da plataforma ‘zoom’, prossegue depois em salas virtuais dedicadas a vários setores da pastoral.

Informação, assessoria, imprensa regional, conteúdos digitais, eventos online e ‘geração Z’ são os temas para grupos de trabalho, na tarde do dia 24 e na manhã do dia 25 de setembro.

Os participantes vão escolher um tema que lhes interesse particularmente e dialogar com um convidado, especialista nas diversas áreas.

De acordo com o programa, os temas são analisados numa primeira fase em toda a sociedade e depois, na manhã do segundo dia, com o foco nas iniciativas e nos ambientes da Igreja Católica.

O SNCS quer promover a participação das dioceses, paróquias congregações religiosas e movimentos em cada grupo de trabalho.

“Acreditamos que vamos estar mais do que ligados”, indica Isabel Figueiredo, em entrevista ao Programa ECCLESIA (RTP2), emitida hoje.

O objetivo é “olhar para esta questão da pandemia, o modo como afetou a comunicação, pessoal e institucional, para tentar traçar linhas de futuro”.

Durante as Jornadas Nacionais de Comunicação Social 2020 vai decorrer a entrega do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão à reportagem multimédia do Expresso sobre o “adeus dos monges da Cartuxa” e, ainda, a título honorífico, ao programa 70×7, e aos jornais centenários Notícias da Covilhã e Jornal da Beira.

Em http://sites.ecclesia.pt/jornadas2020/ encontra-se, entre outras informações, o formulário para a inscrição nas Jornadas Nacionais.

LFS/PR/HM/OC

Set
25
Sex
Europa: Conselho das Conferências Episcopais cancela encontro presencial
Set 25_Set 27 todo o dia

St Gallen, Suíça, 17 set 2020 (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) cancelou o encontro presencial marcado para os dias 25 a 27 de setembro, previsto para Praga, na República Checa, e vai decorrer online.

“Perspetivas para a criação e para as comunidades pós-pandmeia COvid-19 é o tema da assembleia plenária anual da CCEE, que vai decorrer agora no ambiente digital.

Num comunicado enviado hoje á Agência ECCLESIA, o CCEE informa que a plenária se realiza em formato on-line e que o tema da assembleia é ‘A Igreja na Europa depois da pandemia. Perspetivas de criação e de comunidades ” e os bispos europeus vão refletir sobre “as mudanças e repercussões” que a pandemia está a originar.

CB/LFS

Lisboa: Casa do Oeste propõe encontro sobre «Em tempo de pandemia: grandes desafios»
Set 25_Set 27 todo o dia

Lisboa, 08 set 2020 (Ecclesia) – A Fundação João XXIII, Casa do Oeste, promove a 44ª Semana de Estudos sobre o tema «Em Tempo de pandemia: grandes desafios».

“Uma oportunidade para pôr em comum a vivência destes temos de confinamento e resguardo social; refletir as mudanças profundas, as consequências inerentes e os grandes desafios desta pandemia”, pode ler-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O encontro começa no dia 25 de setembro e centra-se na partilha de experiências sobre a vivência nos meses de confinamento.

No segundo dia o presidente nacional da Liga Operária Católica, Américo Monteiro, vai desenvolver uma reflexão em torno do tema «Como estamos a responder aos problemas sociais e económicos na sociedade portuguesa. Que desafios de mudança?»

O missionário espiritano, padre Miguel Ribeiro, vai refletir sobre o tema «Espiritualidade (s) em tempo de pandemia – A esperança e o amor nestes tempos difíceis».

O último dia do encontro, a 27 de setembro, vai ser marcado por uma caminhada orante, tendo por base a «Casa comum, novos tempos e novos estilos de vida».

A organização convida as famílias ou pessoas singulares a participar para em conjunto refletirem sobre “tempos novos” que colocam “muitas interrogações e que alteraram muitos dos novos hábitos”.

As inscrições podem ser endereçadas até ao dia 15 de setembro para a Casa do Oeste.

LS/LFS

PROGRAMA da SEMANA de ESTUDOS

 

UCP: Centro de Estudos de História Religiosa associa-se às Jornadas Europeias do Património
Set 25_Set 27 todo o dia

Lisboa, 02 set 2020 (Ecclesia) – O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), da Universidade Católica Portuguesa, associa-se às Jornadas Europeias do Património 2020, que têm como tema ‘Património e Educação’, com iniciativas em Évora, Lisboa e Porto, de 25 a 27 de setembro.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, o CEHR informa que do Porto vai organizar duas iniciativas específicas sobre a diocese e o seu património, com a colaboração dos respetivos serviços e responsáveis diocesanos.

O webinar ‘A Catedral e a Diocese do Porto: história, memória e património’, com Francesco Renzi (UCP-CEHR), Luís Carlos Amaral (CITCEM-UP; UCP-CEHR) e o cónego Jorge Teixeira da Cunha do Cabido Portucalense, começa a partir das 10h00, a 25 de setembro.

No dia seguinte, o Centro de Estudos de História Religiosa dinamiza uma visita guiada virtual ao Paço Episcopal do Porto, que foi “recentemente alvo de alterações dignas de registo” quanto à gestão e valorização do património”, às 16h00.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2020, o CEHR explica que organiza também atividades em Lisboa e em Évora, através da equipa de investigadores do projeto ‘CONVEMOS- Conventos e Mosteiros de Portugal (1096-1901): espacialidade e temporalidades’: António Camões Gouveia, Fernanda Campos, João Luís Fontes, Isabel Castro Pina, Maria Filomena Andrade.

Na Diocese de Lisboa, existem duas visitas guiadas, ao convento de São Domingos, no Alto do Lumiar, a 25 de setembro, em hora a confirmar, e à igreja de São Domingos, no Rossio, em data e hora a confirmar.

As Jornadas Europeias do Património 2020, que têm como tema ‘Património e Educação’, vão ser também uma oportunidade de visitar a Cartuxa na Arquidiocese de Évora, em data e hora a confirmar, informa o Centro de Estudos de História Religiosa.

CB

Igreja/Ecologia: Conferência sobre a encíclica «Laudato Si» no Centro Cultural Franciscano
Set 25@21:30

Lisboa, 21 Set 2020 (Ecclesia) – No Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, realiza-se, dia 25 deste mês, às 21h30, uma conferência sobre «O indeclinável compromisso franciscano dirigido a toda a humanidade – Laudato Si».

Esta iniciativa tem como orador o padre Joaquim Cerqueira Gonçalves (OFM), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Set
26
Sáb
Funchal: Apresentação do Programa Pastoral na Igreja do Colégio
Set 26 todo o dia

Foto DR – Funchal

Funchal, 09 Set 2020 (Ecclesia) – O Programa Pastoral da Diocese do Funchal vai ser apresentado dia 26 deste mês na Igreja do Colégio naquela cidade da Ilha da Madeira.

A abertura dos trabalhos e a apresentação do documento, pelas 09h45, está a cargo do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, refere o programa.

Nesta mesma iniciativa vão ser apresentados os programas dos movimentos e obras laicais e haverá um momento musical proporcionado pelo coro da pastoral universitária.

LFS

Covid-19: Pastoral Penitenciária promove «Peregrinação ao Interior»
Set 26@10:00_18:00

DR

Lisboa, 19 set 2020 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral Penitenciária vai promover no dia 26 de setembro uma “Peregrinação interior”, em vez da peregrinação nacional, cancelada devio à pandemia.

“Não queremos deixar de marcar esta data, com a celebração possível da mesma, denominando-a “Peregrinação ao Interior”, ou seja, como Peregrinação ao coração de cada um enquanto lugar mais íntimo de toda e qualquer “peregrinação”, refere nota enviada hoje à Agência Ecclesia.

A coordenação do serviço refere que “o tempo de pandemia que vivemos tem afetado a nossa forma de viver, as nossas relações interpessoais” e ainda revela a suspensão da “presença em muitos contextos, inclusive nas prisões, e pelo cancelamento de múltiplas atividades”. 

Para este é proposto uma Mensagem de D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de uma Mensagem do padre João Gonçalves, Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária. 

“Vamos fazer a peregrinação de outro modo, unindo-nos de modo particular nesse dia, a partir da realidade e da situação em que cada um se encontra”, diz a mensagem de D. Joaquim Mendes.

Já a mensagem do coordenador nacional convida a olhar “para perto e para longe: verificamos tantas Pessoas, próximas e distantes, conhecidas e desconhecidas, que nos falam e fazem sentir e ter vivência de Esperança, de Confiança, de Vida… tudo bem autêntico, que recria o nosso modo de ser e de estar”.

Do guião para este dia  consta a Oração do terço, com a possibilidade de Eucaristia ou Celebração da Palavra e com um Momento de Oração Comum. 

SN

Lisboa: Sector da Catequese promove formações sobre «Ferramentas digitais»
Set 26@21:00_23:00

Lisboa, 17 Set 2020 (Ecclesia) – O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa vai realizar ações de formação sobre «Ferramentas Digitais» destinadas aos catequistas.

“Apresentar o digital como lugar de fé”, motivando os catequistas para o “uso de ferramentas digitais” e “dar a conhecer as diferentes estratégias que podem ser utilizadas nos encontros” são três dos objetivos da formação «Ferramentas digitais» que o Sector da Catequese de Lisboa (SCL) promove ao longo do presente ano catequético, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As ações de formação são nos seguintes dias:19, 20, 26, 27 e 28 de setembro e 1 e 3 de outubro, entre as 21h00 e as 23h00.

Ao longo da formação os catequistas vão conhecer “as novas ferramentas que estão hoje ao alcance e mostrar como estas podem ser úteis para a evangelização e dinamização da catequese”, realça a nota.

“Queremos capacitar os catequistas para uso do digital na catequese de modo a irmos ao encontro do desafio que nos propõe o novo diretório da Catequese”, lê-se no comunicado.

LFS

Set
27
Dom
Bragança: Celebração dos jubileus matrimoniais foi cancelada
Set 27 todo o dia

Bragança, 17 Set 2020 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Familiar da Diocese de Bragança-Miranda cancelou a celebração eucarística diocesana, a 27 de setembro, que iria assinalar os jubileus matrimoniais dos casais que este ano comemoram 10, 25 e 50 anos de matrimónio.

Tendo em conta a situação epidémica atual e  apesar das contrariedades, a Pastoral Familiar tenciona manter-se ativa no campo virtual e irá prosseguir com a edição de uma newsletter mensal.

«Aí daremos sugestões para que a pastoral familiar possa continuar ativa e atuante em tudo o que presencialmente seja possível, tendo em conta o programa pastoral diocesano e nacional», salienta o padre Octávio Sobrinho Alves, assistente do Secretariado da Pastoral Familiar.

LFS

Lisboa: Sector da Catequese promove formações sobre «Ferramentas digitais»
Set 27@21:00_23:00

Lisboa, 17 Set 2020 (Ecclesia) – O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa vai realizar ações de formação sobre «Ferramentas Digitais» destinadas aos catequistas.

“Apresentar o digital como lugar de fé”, motivando os catequistas para o “uso de ferramentas digitais” e “dar a conhecer as diferentes estratégias que podem ser utilizadas nos encontros” são três dos objetivos da formação «Ferramentas digitais» que o Sector da Catequese de Lisboa (SCL) promove ao longo do presente ano catequético, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As ações de formação são nos seguintes dias:19, 20, 26, 27 e 28 de setembro e 1 e 3 de outubro, entre as 21h00 e as 23h00.

Ao longo da formação os catequistas vão conhecer “as novas ferramentas que estão hoje ao alcance e mostrar como estas podem ser úteis para a evangelização e dinamização da catequese”, realça a nota.

“Queremos capacitar os catequistas para uso do digital na catequese de modo a irmos ao encontro do desafio que nos propõe o novo diretório da Catequese”, lê-se no comunicado.

LFS

Set
28
Seg
Lisboa: Sector da Catequese promove formações sobre «Ferramentas digitais»
Set 28@21:00_23:00

Lisboa, 17 Set 2020 (Ecclesia) – O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa vai realizar ações de formação sobre «Ferramentas Digitais» destinadas aos catequistas.

“Apresentar o digital como lugar de fé”, motivando os catequistas para o “uso de ferramentas digitais” e “dar a conhecer as diferentes estratégias que podem ser utilizadas nos encontros” são três dos objetivos da formação «Ferramentas digitais» que o Sector da Catequese de Lisboa (SCL) promove ao longo do presente ano catequético, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As ações de formação são nos seguintes dias:19, 20, 26, 27 e 28 de setembro e 1 e 3 de outubro, entre as 21h00 e as 23h00.

Ao longo da formação os catequistas vão conhecer “as novas ferramentas que estão hoje ao alcance e mostrar como estas podem ser úteis para a evangelização e dinamização da catequese”, realça a nota.

“Queremos capacitar os catequistas para uso do digital na catequese de modo a irmos ao encontro do desafio que nos propõe o novo diretório da Catequese”, lê-se no comunicado.

LFS

Out
1
Qui
Braga: Faculdade de Teologia promove curso online de Pastoral Juvenil
Out 1 todo o dia

Braga, 16 Set 2020 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, núcleo de Braga, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai realizar a 2ª edição do curso de «Pastoral Juvenil» em versão online como resposta à pandemia.

A iniciativa destina-se a todos os que tem o “desejo de levar Jesus aos Jovens”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“A primeira edição correu muito bem no modo como os agentes de pastoral reagiram à proposta e adeririam” mas “infelizmente foi interrompida por causa da pandemia provocada pelo COVID-19”, revela o professor da UCP, Luis Miguel Figueiredo Rodrigues, coordenador da iniciativa.

O curso está organizado por módulos temáticos e vai refletir sobre a «Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas»; «A Teologia das Jornadas Mundiais da Juventude»; «Acompanhamento Espiritual»; «A Igreja como sacramento universal de salvação»; «Discípulo-missionário de Jesus Cristo»; «Psicologia juvenil»; «Culturas juvenis»; «Políticas públicas e juventude» e «Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação».

Para o responsável a existência deste curso prende-se com a consciência de que “pastoral juvenil foi abalroada pelas mudanças sociais e culturais” e é fundamental “pensar uma nova pastoral capaz de responder aos anseios, dúvidas e inquietações dos jovens fora das estruturas habituais que já não dão respostas”.

A iniciativa vai desenvolver-se entre outubro de 2020 e junho de 2021 em formato online.

LFS

Lisboa: Sector da Catequese promove formações sobre «Ferramentas digitais»
Out 1@21:00_23:00

Lisboa, 17 Set 2020 (Ecclesia) – O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa vai realizar ações de formação sobre «Ferramentas Digitais» destinadas aos catequistas.

“Apresentar o digital como lugar de fé”, motivando os catequistas para o “uso de ferramentas digitais” e “dar a conhecer as diferentes estratégias que podem ser utilizadas nos encontros” são três dos objetivos da formação «Ferramentas digitais» que o Sector da Catequese de Lisboa (SCL) promove ao longo do presente ano catequético, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As ações de formação são nos seguintes dias:19, 20, 26, 27 e 28 de setembro e 1 e 3 de outubro, entre as 21h00 e as 23h00.

Ao longo da formação os catequistas vão conhecer “as novas ferramentas que estão hoje ao alcance e mostrar como estas podem ser úteis para a evangelização e dinamização da catequese”, realça a nota.

“Queremos capacitar os catequistas para uso do digital na catequese de modo a irmos ao encontro do desafio que nos propõe o novo diretório da Catequese”, lê-se no comunicado.

LFS