Cabo Verde: Tempestade na Ilha de São Vicente deixou uma «grande desolação» e uma «chamada urgente à solidariedade», afirma D. Ildo Fortes

Bispo de Mindelo afirma-se «profundamente entristecido» com as consequências da intempérie

Foto Lusa/Bob Lima

Mindelo, Cabo Verde, 12 ago 2025 (Ecclesia) – O bispo de Mindelo (Cabo Verde) enviou uma mensagem de solidariedade à população atingida pela tempestade que assolou a ilha de São Vicente, naquele país, mostrando-se “profundamente entristecido” com as consequências da intempérie.

“As perdas humanas, os desalojados, a destruição de alguns lares e estruturas, as vias de comunicação, os estragos em muitos estabelecimentos comerciais colocam-nos diante de uma grande desolação, mas também de uma chamada urgente à solidariedade cristã”, lê-se na nota assinada por D. Ildo Fortes e partilhada pela diocese na rede social facebook.

Pelo menos sete pessoas morreram na sequência de uma tempestade, que atingiu com maior intensidade a ilha cabo-verdiana de São Vicente, na noite desta segunda-feira, causando inundações e danos materiais em estradas, ruas, habitações e outras infraestruturas, informa a Lusa.

Em nome da Diocese de Mindelo, da Caritas Cabo-verdiana e Caritas Diocesana, expresso minha mais sincera solidariedade às famílias enlutadas, aos que perderam seus bens e àqueles que estão passando por momentos de insegurança e sofrimento. Temos presente em oração cada uma das pessoas mais afetadas pedindo a Deus que os fortaleça nesta hora de provação”, referiu o bispo.

D. Ildo Fortes salienta que a fé ensina que, “mesmo no mesmo no meio das tempestades da vida”, nunca ninguém está só.

“Nosso Senhor Jesus Cristo permanece connosco e nos impele a estar juntos e unidos como sinais de sua presença. É hora de «Djunta mon» [juntar as mãos], de partilharmos o que temos, de oferecermos consolo e ajuda concreta aos que mais necessitam”, assinalou.

A Diocese de Mindelo apela às “paróquias, comunidades, movimentos e a todos os homens e mulheres de boa vontade”, que “se mobilizem em favor dos atingidos”.

“A Caritas Diocesana já está organizando ações emergenciais e canais de doação. Unidos e solidários poderemos aliviar o sofrimento de muitos irmãos e irmãs”, incentivou.

D. Ildo Fortes exortou a, neste momento de dor, que, enquanto peregrinos de esperança, todos permaneçam “firmes e generosos”.

Antes da publicação da mensagem, o bispo de Mindelo divulgou um vídeo no qual aparece a dar conta que se reuniu com os responsáveis Cáritas Diocesana, anunciando que juntos, dentro das possibilidade, vão “atender, socorrer, aqueles que estão em sofrimento”, “que estão neste momento mais desamparados, sem alimentos, sem roupa”, estando muitos desalojados.

“É dever da Igreja, nestes momentos difíceis, mostrar a sua presença calorosa, o seu amor, a sua caridade”, realçou.

Na sequência da tempestade mortal, Cabo Verde decretou luto nacional de dois dias, a partir de hoje, segundo a Lusa.

O presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, transmitiu ao presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, “profundo pesar pelas trágicas consequências que resultaram da passagem de uma tempestade na ilha de São Vicente”.

O chefe de estado expressou “a sua sentida solidariedade ao povo irmão de Cabo Verde neste momento difícil”, adianta a nota disponível no site da Presidência da República.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top