Cabo Verde: Patriarca de Lisboa manifesta «sincera e fraterna solidariedade» às vítimas do temporal na Ilha de São Vicente

D. Rui Valério enviou uma carta ao bispo de Mendelo, D. Ildo Fortes, que pertenceu ao clero de Lisboa

Foto D. Ildo Forte

Lisboa 13 ago (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa enviou uma carta ao bispo de Mindelo onde manifesta a sua “profunda dor” pela perda de vidas humanas e pela destruição provocada pela tempestade em São Vicente e expressa a sua “sincera e fraterna solidariedade”.

“Neste momento de grande tristeza, quero expressar a toda a comunidade afetada a minha mais sincera e fraterna solidariedade”, afirma D. Rui Valério na mensagem enviada ao bispo de Cabo Verde, que pertenceu ao clero do Patriarcado de Lisboa até ser nomeado para bispo da Diocese de Mindelo, em 2011.

O patriarca de Lisboa afirma que “acompanha com profunda dor a perda de vidas humanas e a destruição provocada pela tempestade na sua diocese” e lembra que “o sofrimento que enfrentam não passa despercebido”.

“As nossas orações sobem ao céu por aqueles que partiram, pelos seus familiares e por todos quantos perderam tanto. Invocamos também o divino Espírito Santo sobre todos aqueles que estão neste momento a fazer grandes esforços para procurar os desaparecidos e para dar condições de vida dignas a todos os que perderam casas e meios de subsistência”, acrescenta.

D. Rui Valério lembra que “são muitos” os laços que unem as duas dioceses, sobretudo pelo facto de D. Ildo Fortes ter pertencido ao presbitério de Lisboa.

“Sentimo-nos particularmente vinculados à sua diocese, por quem rezamos, ao mesmo tempo que procuramos os melhores meios para ajudarmos quer espiritualmente, quer materialmente, neste momento”, acrescenta a carta, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Pelo menos sete pessoas morreram na sequência de uma tempestade, que atingiu com maior intensidade a ilha cabo-verdiana de São Vicente, na noite desta segunda-feira, causando inundações e danos materiais em estradas, ruas, habitações e outras infraestruturas.

A Cáritas Diocesana de Mindelo divulgou as contas bancárias disponíveis para onde é possível enviar os donativos para as vítimas da tempestade, em Cabo Verde:

No BCA – CARITAS DIOCESANA DE MINDELO
Nº DA CONTA: 84365266101
IBAN: CV64000300008436526610176
BANCO: BCA

Na CECV – DIOCESE DE MINDELO – CARITAS
Nº DA CONTA: 9947002101
IBAN: CV64000200000994700210193
BANCO: CAIXA ECONÓMICA DE CABO VERDE

PR

Cabo Verde: Tempestade na Ilha de São Vicente deixou uma «grande desolação» e uma «chamada urgente à solidariedade», afirma D. Ildo Fortes

Partilhar:
Scroll to Top