Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde 05 dez 2014 (Ecclesia) – A Caritas de Mindelo, em Cabo Verde, está a promover a “Campanha FOGO” onde apela à solidariedade nas paróquias e dioceses em favor das famílias afetadas pela erupção do vulcão na Ilha do Fogo.
“Estamos a agir para solucionar ou minimizar as situações de maior emergência”, explica Maria Borges, da Cáritas de Mindelo, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA onde apela à criação iniciativas de solidariedade para ajudar as famílias afetadas pela atividade do vulcão da Ilha do Fogo.
As principais necessidades identificadas são comida para crianças e bebés, bem como roupas, e também camas para mulheres grávidas, artigos de higiene pessoal e roupa interior para mulheres.
Segundo Cáritas de Mindelo foi lançado também um apelo internacional através do Gabinete de Emergência da Cáritas Internacional e já receberam ajuda monetária da Caritas África e da do Luxemburgo, bem como da UNIAPAC.
A Caritas Nacional, que tem a “responsabilidade e gestão das catástrofes” para além da Campanha Fogo, já fez uma transferência bancária para ajudar na alimentação, acrescenta.
Numa próxima fase, a médio e a longo prazo, a Campanha Fogo tem por objetivo ajudar as famílias a “reconstruírem as suas vidas”.
CB/PR